Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Navegação

caixa

 
» Página Inicial Secretário Marcos Sérgio recebe mais alta comenda concedida pela PM
04/02/2022 - 13h12m

Secretário Marcos Sérgio recebe mais alta comenda concedida pela PM

Medalha do Mérito Tiradentes foi outorgada em cerimônia que marca os 190 anos da Corporação

Secretário Marcos Sérgio recebe mais alta comenda concedida pela PM

Secretário de Ressocialização, Coronel Marcos Sérgio de Freitas, recebe a comenda – mais alta distinção concedida a pessoas e instituições por serviços prestados ao Estado. (Créditos: Jorge dos Santos)

Na cerimônia de comemoração dos 190 anos da Polícia Militar de Alagoas, a corporação outorgou a Medalha do Mérito Institucional Zumbi dos Palmares. O secretário de Estado de Ressocialização e Inclusão Social, Coronel PM Marcos Sérgio de Freitas, foi homenageado com a mais alta honraria concedida pelo Estado a pessoas ou instituições, por seus serviços prestados – à corporação, ao serviço público e à população.

“É um momento de muita emoção, em que nos vem o sentimento de agradecimento ao governador Renan Filho, pela oportunidade que nos foi dada de cumprir mais essa missão”, declarou o secretário, logo após o momento em que foi homenageado, em que a medalha lhe foi aposta pelo também oficial superior da corporação, Coronel PM Elvandro Omena, chefe da Assessoria Militar do governador.

A cerimônia foi presidida pelo comandante-geral da PM/AL, Coronel PM Wellington Bittencourt, que estava acompanhado por seu subcomandante, Coronel PM Túlio D’Emery; pelo presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Kléver Loureiro, e do secretário de Segurança Pública de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça.

Estiveram presentes o presidente do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, desembargador Carlos Eduardo Contar, oficiais coronéis das PMs da Bahia e do Mato Grosso do Sul, representantes das Forças Armadas, demais oficiais da PM/AL, familiares e homenageados e grande contingente de praças, de várias unidades e subunidades operacionais da corporação.

Também do quadro dirigente da SERIS (Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social) – e igualmente militar do oficialato da corporação –, o secretário Executivo de Gestão Interna, Coronel PM Henrique do Carmo foi homenageado com a mesma honraria, concedida pelo Governo – e a exemplo do titular da SERIS, aposta pelo Chefe da Assessoria Militar do Poder Executivo de Alagoas.

“É um momento de emoção, de recebermos o reconhecimento, após trinta anos de serviços prestados”, disse o homenageado.

“É um momento especial, em que completamos essa jornada, de trinta anos dedicados ao serviço público, em particular, por estarmos respondendo pela Ressocialização nesses oito anos da gestão do governador Renan Filho”, endossou o secretário Marcos Sérgio.

A solenidade marcou a data do ato de criação da corporação que hoje é a Polícia Militar de Alagoas, no ano de 1832, e foi realizada nessa quinta-feira (03) à noite, na Academia de Polícia Militar (APM), no bairro do Trapiche.

Como estabelece o protocolo, para marcar a data do aniversário da corporação, a comissão de outorga da própria corporação define a relação dos homenageados, com base nos critérios das honrarias. Ao todo, foram concedidas quatro comendas, por destaques e em categorias distintas, sendo a mais importante a Medalha do Mérito Institucional Zumbi dos Palmares.

Numa delas, foram 16 agraciados e o secretário de Ressocailização perfilou entre os que procederam à outorga, colocando a medalha a quem foi agraciado.

A cerimônia foi aberta com a palavra dos capelães evangélico e católico da corporação, seguida por exibição de um vídeo elaborado em parceria pela corporação e pela Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), citando funções da PM e apresentando casos recentes em que a intervenção dos militares foi decisiva para solucionar emergências, como o parto realizado em via pública pela Soldado PM Isolada Laís.

“Foi a ocorrência da minha vida”, declarou a militar.

“Foi um momento em gente descobre que por trás daquela farda existe um ser humano”, disse Manoeli Freitas, mãe da bebê nascida graças à interveniência da guarnição em que estava a soldado Isolada.

“Toda vez que ouço tocar a campainha, eu penso: lá vêm os meus amores”, disse, em lágrimas, no vídeo, a dona de casa Eliziane Silva, uma das atendidas pelo programa especial Ronda Maria da Penha, grupamento especial criado para fazer cumprir as medidas protetivas a mulheres que foram vítimas de violência doméstica.

Uma das atividades é a visita domiciliar de rotina que os militares fazem às atendidas, e que faz Eliziane se sentir protegida.

“Sempre haverá um policial militar em algum lugar”, disse o comandante-geral, no vídeo.

Após a exibição, houve homenagem feita por militares mirins e filhos de praças e oficiais e o comandante-geral proferiu discurso, em que enalteceu o orgulho de participar de eventos de âmbito nacional, como o do Conselho Nacional de Comandantes Gerais, quando se destaca o bom desempenho obtido pela PM de Alagoas no combate à criminalidade.

O secretário da Segurança Pública, Alfredo Gaspar, citou os treze meses consecutivos de queda nos índices de criminalidade e destacou que “todo o reconhecimento ainda é pouco”, lembrando a gratidão que a sociedade deve aos homens e mulheres que fazem a Polícia Militar.

“Estes homens e mulheres são vocacionados para fazer o bem”, destacou o secretário.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv
banner-eouv-plone

banner-transparencia.jpg

banner_formulario

portal_do_servidor

 banner-depen