Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Navegação

caixa

 
» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2022 06 - JUNHO SERIS dá as boas-vindas aos novos estagiários
16/06/2022 - 19h15m

SERIS dá as boas-vindas aos novos estagiários

Titular da pasta, Cel. Marcos Sérgio de Freitas, frisou a oportunidade que têm de começar a aplicar os conhecimentos

SERIS dá as boas-vindas aos novos estagiários

Secretário Marcos Sérgio de Freitas, na recepção formal dos novos estagiários, acompanhado por gestores das áreas onde universitários atuarão. (Créditos: Jorge Santos)

O secretário Marcos Sérgio de Freitas procedeu à recepção formal dos novos estagiários que vão atuar na administração penitenciária de Alagoas. Os novos incorporados começarão em seus respectivos setores a partir da próxima segunda-feira (20), distribuídos pelas unidades que compõem a SERIS (Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social).

No bairro Cidade Universitária fica o maior complexo da pasta: o sistema prisional, que compreende as dez unidades prisionais da capital. Na Pitanguinha ficam a sede da Secretaria e a Central de Alternativas Penais (CEAPA) e na Fernandes Lima, a Reintegração.

As duas últimas são responsáveis, respectivamente, pelo acompanhamento das penais impostas pela Justiça para os chamados crimes de menor potencial ofensivo (como os de trânsito) e pelo processo de reinserção social das pessoas que cumpriram suas penais, como cursos de capacitação e encaminhamento para o mercado de trabalho.

Entre as orientações aos novos estagiários, o secretário lembrou que, a exemplo do que se dá com esse regime de primeiro contato com o mercado de trabalho, também na SERIS muitos estagiários acabam sendo contratados para continuar desenvolvendo as atividades referentes à sua área de formação, devido à grande demanda por formação universitária entre os servidores que compõem a gestão carcerária do Estado.

“Os senhores e senhoras poderão ter a oportunidade para aplicar na prática os conhecimentos que aprenderam na faculdade”, enfatizou o titular da SERIS, Cel. Marcos Sérgio de Freitas, frisando que a abertura de vagas para estágio no serviço público estadual foi uma diretriz de governo passada a ele pelo ex-governador Renan Filho e reforçada, agora, na gestão do governador Paulo Dantas.

“Portanto, nossa orientação é: aproveitem as possibilidades oferecidas por este estágio, como forma de adquirir a prática profissional”, acrescentou.

Mas, fez a ressalva de que a administração penitenciária é um ambiente peculiar de trabalho.

“Certamente, não é um local convencional”, acrescentou.

Por isso, antes de começarem a exercer as funções, na prática, os novos estagiários – como sempre acontece – passarão por capacitação para atuar, mesmo que não estejam no sistema prisional.

Mas, entre as áreas de formação, vieram estagiários de variados campos: Administração, Direito, Educação Física, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica, Letras, Nutrição e Pedagogia.

Bem como são provenientes de diversas instituições de ensino superior: Estácio, CESMAC, Uneal, UMJ, Pitágoras, UNOPAR e UFAL.

 

No primeiro contato com os dirigentes da SERIS, houve apresentação de cada universitário, as explanações do secretário e a apresentação dos preceptores, os gestores de cada setor em que estará lotado o estagiário.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv
banner-eouv-plone

banner-transparencia.jpg

banner_formulario

portal_do_servidor

 banner-depen