Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Navegação

caixa

 
» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2022 06 - JUNHO Centro de Telepresença completa um ano e já realizou mais de 3 mil audiências
17/06/2022 - 14h00m

Centro de Telepresença completa um ano e já realizou mais de 3 mil audiências

Estrutura permite a realização de até 48 audiências por dia e gera economia e mais segurança à sociedade

Centro de Telepresença completa um ano e já realizou mais de 3 mil audiências

Desde sua inauguração o Centro já realizou 3.336 audiências e atendeu 3.912 reeducandos. (Foto: Mayara Wasty).

Mayara Wasty

Há um ano Alagoas fazia história ao inaugurar o primeiro Centro de Telepresença do país. Instalado no Complexo Penitenciário de Maceió e administrado pela SERIS (Secretarias da Ressocialização e Inclusão Social), o equipamento trouxe mais modernidade e segurança para a rotina prisional, pois com ele as escoltas para Varas e Comarcas passaram a ser totalmente substituídas pela oitiva virtual do reeducando.

Desde sua inauguração, em junho de 2021, o Centro já realizou 3.336 audiências e atendeu 3.912 reeducandos. Sua estrutura segue as normas técnicas de construção e acessibilidade, reunindo oito celas que comportam até seis pessoas por vez, além de seis salas de audiência com capacidade para até 12 ocupantes.

O espaço permite a realização de até 48 audiências por dia, encurtando distâncias, otimizando procedimentos e reduzindo custos. O equipamento confere maior celeridade aos processos judiciais, bem como segurança aos atores envolvidos, sobretudo em tempos de pandemia.

“Nós já fazíamos audiências por videoconferência em salas depois na instalação do Centro de Telepresença, passamos a ter mais estrutura para realizar este trabalho. Para se ter uma idéia, as salas do Centro dispõem de painéis de isolamento acústico e cortinas com absorção de som. Isso garante o sigilo das audiências. Além de microfones, câmeras e TVs interligadas ao sistema Polycom, plataforma utilizada pelo Tribunal de Justiça de Alagoas para a captação de som e imagem em alta definição”, explicou o secretário da Ressocialização, coronel PM Marcos Sérgio de Freitas.

O policial penal e assessor Técnico do Centro de Telepresença, Pierre Barboza destaca o aumento de atendimentos realizados neste primeiro ano de funcionamento. “Houve o aumento no número de audiências realizadas, temos agora um prédio pensado exclusivamente para esse fim, onde advogados, servidores e custodiados são beneficiados com essa importante ferramenta”, disse.

“Vale salientar que com o funcionamento do Centro, a sociedade alagoana é contemplada com a economia gerada, evitando gasto com pessoal, viaturas, combustível e aumento na celeridade processual”, completou o policial penal.

Atualmente o Centro de Telepresenla atende todas as Comarcas e Varas do Tribunal de Justiça de Alagoas, Justiça Federal, Justiça do Trabalho, Polícias Civil e Militar, além das demais unidades da federação que solicitarem audiências virtuais.

 

Homenagem

Inaugurado em 17 de junho de 2021, o Centro recebe o nome de Advogado Luiz José de Almeida Ramos. A homenagem foi feita ao servidor SERIS, que trabalhou no sistema prisional por duas décadas, tendo se destacado pela presteza, dedicação e profissionalismo no exercício de suas atribuições. Luiz José tinha 90 anos de idade e faleceu, em maio do ano passado, em virtude de complicações decorrentes da Covid-19. 

 
Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv
banner-eouv-plone

banner-transparencia.jpg

banner_formulario

portal_do_servidor

 banner-depen