SERIS oferece capacitação para quem retorna ao mercado após deixar sistema
Missão da Secretaria vai além de ser a administração carcerária de Alagoas: está em reintegrar quem deixa condição de apenado
Os facilitadores foram os assistentes sociais Carlos Natan Cabral e Edjane Oliveira. (Créditos: Reintegração/SERIS)
A missão da SERIS (Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social) vai além de ser a autoridade responsável pela administração carcerária de Alagoas: está, ainda, e em especial, na reintegração social dos chamados egressos, pessoas que cumpriram seu período de reclusão e voltam ao convívio extramuros.
Daí ser necessário ministrar capacitações como a que foi feita na última sexta-feira (20), pelo setor de Reintegração, a área da SERIS responsável por essa reinserção.
“Não se restringe a ser um curso de informática”, explica a assistente social Carlos Natan Cabral, um dos facilitadores da atividade.
Segundo ele, o curso de capacitação é oferecido pelo Instituto Mundo Melhor, entidade sem fins lucrativos que trabalha para o desenvolvimento de comunidades e usuários do sistema prisional, com sede no Paraná.
O curso “Qualidade no atendimento” foi viabilizado por meio de ação conjunta com a Secretaria de Estado de Ciências, da Tecnologia e da Inovação (SECTI) e Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Maceió (IPREV)
“A capacitação visa desenvolver as características dos conveniados que estão em suas respectivas áreas, especialmente os setores de recepção e atendimento ao público”, acrescenta Cabral.
“O [setor] Psicossocial da Reintegração promove essas capacitações, fazendo a ponte com as instituições”, acrescenta Cabral, referindo-se aos segmentos onde há demanda por pessoas, onde há oferta de vagas.
Os conveniados que participaram da capacitação trabalham nos setores de recepção nessas instituições e a capacitação tem o objetivo de desenvolver suas habilidades e qualificar não só para o atual trabalho, mas para implementar os seus currículos.
“Obtivemos um aproveitamento de 100%, onde todos alcançaram notas para aprovação e demonstraram satisfação com o conhecimento adquirido”, acrescenta.