Dirigentes da SERIS prestigiam troca de comando na Polícia Militar
Ponto de maior simbolismo foi a passagem de comando, perante o governador – como no âmbito federal, o comandante-em-chefe da corporação
Dirigentes da SERIS, com o governador Paulo Dantas, na cerimônia de troca do comando da Polícia Militar. (Créditos: Jorge dos Santos)
O comando da SERIS (Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social) prestigiou a cerimônia de troca do comando da Polícia Militar de Alagoas, nesta quinta (19).
A solenidade, realizada na Academia da Polícia Militar (APM), teve a presença do governador Paulo Dantas, a quem coube presidir o momento de maior significância da cerimônia: quando o titular que deixa o posto entrega, perante o governador, ao novo comandante-geral, que assume a titularidade da corporação.
A exemplo do que se dá no âmbito federal, o chefe do Executivo estadual é o comandante-em-chefe da Polícia Militar de seu estado.
Na mesma solenidade, o governador sancionou a lei que estabelece o novo quadro de organização e muda as promoções na corporação.
O agora ex-comandante, Cel. Wellington Bittencourt agradeceu aos dezesseis oficiais coronéis que integram o alto escalão da PM, a seu subcomandante, Cel. Túlio Emery, e à tropa, que é formada por mais de 7 mil praças e oficiais, em todo o Estado.
O novo comandante-geral da PM, Cel. Paulo Amorim, ressaltou o desafio que será assumir a corporação e manter os índices obtidos pela gestão anterior. Mas, antes de seu pronunciamento, pediu um minuto de silêncio em memória dos policiais rodoviários federais mortos no Ceará, na última quarta-feira (18).
Em seu pronunciamento, o governador Paulo Dantas ressaltou novamente o destaque obtido por Alagoas como o estado que mais reduziu os indicadores de violência – em particular, homicídios –, ao longo dos últimos anos.
Estiveram presentes deputados estaduais, representantes da Forças Armadas e integrantes do secretariado de Paulo Dantas.
Da SERIS, além do titular da pasta, Cel. Marcos Sérgio de Freitas – que é oficial da reserva da corporação –, os demais oficiais coronéis Henrique do Carmo, secretário-executivo de Gestão Interna; Edenilzo Pereira, chefe Executivo Administrativo, e Gustavo Maia, corregedor.