Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2022 01 - JANEIRO SERIS conclui entrega de cautela de armas de fogo para policiais penais
12/01/2022 - 09h12m

SERIS conclui entrega de cautela de armas de fogo para policiais penais

Mais de 600 documentos foram repassados aos servidores

SERIS conclui entrega de cautela de armas de fogo para policiais penais

Iniciativa reflete valorização dos servidores.

A SERIS (Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social) recebeu do Instituto de Identificação da Perícia Oficial do Estado o último lote dos documentos de cautela de armas, destinados os policiais penais. Com este lote, o total de documentos repassados aos policiais penais totaliza mais de 600, referentes ao armamento mais recente repassado à corporação.

A entrega dos documentos começou ainda no decorrer de 2021 e se reveste de importância porque a Polícia Penal de Alagoas é a primeira do Brasil a receber o documento.

A Polícia Penal é a corporação que, hoje, detém a prerrogativa de manter a segurança no interior das unidades carcerárias, bem como efetuar todas as operações que se relacionam com as pessoas em cumprimento de penas impostas pela justiça.

São os policiais penais os profissionais de forças de segurança que executam operações contenção, remoção e transporte, bem como a recondução de apenados beneficiados com progressão de pena e cometem violações, como reincidência ou burla ao monitoramento eletrônico – quando é o caso.

Para marcar um dos momentos de entrega solene, o longo do ano passado, quando o Instituto de Identificação de Alagoas repassou os documentos aos policiais penais presentes à reunião, o secretário de Ressocialização e Inclusão Social, Coronel PM Marcos Sérgio de Freitas, presenteou o diretor-presidente do Instituto, Anízio Amorim, com certificado pela colaboração e um item de artesanato  confeccionado na Fábrica de Esperança do sistema prisional, um dos setores mantidos pela SERIS para a reinserção social dos internos.

“A entrega dos documentos é também uma etapa a mais no processo de valorização da categoria, em reconhecimento ao trabalho de excelência desenvolvido pelos policiais penais”, menciona registro da SERIS, por ocasião de outro momento de entrega – dada a importância ainda do respaldo legal concedido pelo documento.

“Impressa em papel moeda, a carteira possui todos os itens de segurança contidos em um documento oficial com foto, trazendo informações como CPF, RG e matrícula do servidor, além de um QR Code para conferência das informações”.

“Além dos policiais penais, os únicos em Alagoas a fazerem uso de carteira funcional por nós confeccionada são os procuradores de Estado, os auditores fiscais e os peritos, o que só reforça a importância desta grande conquista”, disse o superintendente do Instituto de Identificação, policial penal Roney Presbítero, à época – destacando a celeridade no processo de confecção.

Nessa ocasião, ele mencionou que a entrega se concluiria no início de janeiro – como está se dando.

A confecção e entrega também foi destacada sob o aspecto de valorização profissional pela direção da entidade de classe dos policiais penais.

Na ocasião de uma das entregas solenes, o titular da SERIS acrescentou: “Nós nos orgulhamos em ver policiais penais também se destacando em outras áreas. É um momento marcante para todos nós porque não estamos a falar de um simples papel, mas de um documento que reconhece a importância do policial penal”, afirmou, na cerimônia, o secretário Marcos Sérgio.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv
banner-eouv-plone

banner-transparencia.jpg

banner_formulario

portal_do_servidor

 banner-depen