Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2022 01 - JANEIRO Projeto da SERIS em parceria com Seduc traz melhorias para escolas
14/01/2022 - 09h48m

Projeto da SERIS em parceria com Seduc traz melhorias para escolas

Reeducandos do regime semi-aberto são mobilizados para limpeza e recuperação de estrutura de escolas

Projeto da SERIS em parceria com Seduc traz melhorias para escolas

CAIC do Benedito Bentes, um dos recentes a receber o Projeto: registro de como era e como ficou após trabalho surpreende educadores e gratifica responsáveis pela iniciativa. (Créditos: Jorge dos Santos)

O CAIC do Benedito Bentes é uma das mais recentes unidades na rede estadual de ensino a receber os benefícios do Projeto Renovar para Educar, iniciativa da SERIS (Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social) em parceria com a Secretaria de Educação (SEDUC).

O Projeto consiste em mobilizar reeducandos, que já se encontram no regime semi-aberto, para executar as obras de reforma, limpeza e demais melhorias nos espaços das unidades de ensino.

No CAIC do Benedito Bentes, por exemplo, o trabalho mais volumoso constou de capinação nas áreas externas e limpeza de canteiros, entre outros.

Mas, também fazem parte do rol de atividades prestadas pelos integrantes do programa ações de pintura e serviços de alvenaria, conforme a demanda encontrada no local.

Uma das peculiaridades do Programa Renovar para Educar é fazer o registro, em todas as unidades onde atua, de dependências e demais instalações, mostrando o que foi encontrado e como o trabalho dos apenados fez a diferença, deixando os espaços com outro aspecto.

Os gestores da SERIS responsáveis pela administração da iniciativa mencionam o quanto as imagens surpreendem aos próprios educadores e demais servidores das unidades de ensino, que visualizam as mudanças através das fotos – no tradicional “o antes e o depois”.

E, óbvio, se constitui num dos componentes que mais gratificam nessa ação.

De acordo com os responsáveis pelo projeto, na esfera da administração penitenciária, a iniciativa já superou a marca de 85 escolas em que foram realizadas essas intervenções, tanto na capital quanto no interior.

Graças ao número de reeducandos engajados no projeto, a intervenção dedicada à unidade escolar do maior bairro de Maceió foi cumprida em apenas dois dias, com resultados satisfatórios.

Os benefícios para os reeducandos estão em se engajar numa atividade produtiva, ocupar o tempo durante o regime de cumprimento de pena e se capacitar em atividades que poderão se configurar em geração de renda, após deixar a condição de interno. 

Outro centro de ensino a ser beneficiado com o Projeto Renovar para Educar foi o Colégio Militar Tiradentes, que atende à comunidade escolar de familiares dos componentes da PM de Alagoas.

 

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv
banner-eouv-plone

banner-transparencia.jpg

banner_formulario

portal_do_servidor

 banner-depen