Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2021 11 - NOVEMBRO Seris e Ufal firmam parceria para fomentar a prática de esportes entre servidores
05/11/2021 - 08h00m

Seris e Ufal firmam parceria para fomentar a prática de esportes entre servidores

Programa de extensão também vai fortalecer assistência à saúde de reeducandas do sistema prisional

Seris e Ufal firmam parceria para fomentar a prática de esportes entre servidores

Reunião no gabinete do reitor definiu detalhes de parceria em prol do servidor e mulheres encarceradas. (Foto: Bruno Soriano).

Texto de Bruno Soriano

A Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) firmou mais uma importante parceria nessa quinta-feira (04), quando a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) assumiu o compromisso de fortalecer a política de assistência à saúde do servidor penitenciário, bem como da população privada de liberdade, desenvolvendo ações que incentivem a prática regular de atividade física.

Nesse sentido, o secretário da Ressocialização, coronel PM Marcos Sérgio de Freitas, e gestores da Escola de Administração Penitenciária (EAP) estiveram no gabinete do reitor da Ufal, Joealdo Tonholo, para uma reunião com a equipe da professora Leonea Santiago, coordenadora do Instituto de Educação Física e Esporte (IEFE) – que, há quase cinco décadas, aplica a ciência em prol do esporte em Alagoas.

Além de estimular o servidor a adquirir hábitos saudáveis, a parceria também vai propiciar novas possibilidades, inicialmente, às mulheres reclusas no Presídio Feminino Santa Luzia.

“É uma honra recebê-los. Parabenizo a todos pela iniciativa, que vai tornar o servidor mais tolerante e resistente à atividade exercida no âmbito do sistema prisional. Isso porque, com o aval da secretaria, também iremos favorecer a sociabilidade por meio do esporte. Teremos, portanto, não apenas um projeto, mas um programa de extensão para que atuemos com outras áreas de conhecimento e, portanto, em várias frentes”, disse a coordenadora do IEFE.

Na oportunidade, o reitor Josealdo Tonholo, por sua vez, destacou o alcance das práticas ressocializadores desenvolvidas pela Seris, colocando a universidade à disposição da gestão prisional para, inclusive, desenvolver outras ações conjuntas. Já o gerente da Escola de Administração Penitenciária, policial penal Felipe Campos, falou sobre como vai funcionar a parceria, celebrando mais um grande avanço em defesa da valorização do servidor.

“Todos poderão usar o espaço físico da universidade, que dispõe de um complexo esportivo com piscina, campo de futebol, pista de atletismo, entre outros equipamentos. O projeto vai abraçar ao menos cinco modalidades, considerando a preferência do servidor penitenciário, e, para cada uma delas, contaremos com o auxílio de um estagiário do curso de Educação Física”, explicou o gestor, acrescentando que cada estudante vai atuar sob a supervisão de um professor responsável. “Temos debatido, ainda, a saúde mental dos nossos policiais. Também contamos com o apoio da universidade nesse sentido, e o esporte, portanto, chega para reforçar esta nossa preocupação”, emendou Campos.

Para o secretário da Ressocialização, contar com o apoio da universidade é indispensável. “O sistema prisional também é um ambiente de prospecção do mundo acadêmico. Além de permitir a atividade prática entre os dicentes, esta parceria também vai impulsionar a política de assistência à saúde implementada pela Seris. E vamos trabalhar este projeto já considerando a chegada dos 300 novos policiais, mediante concurso público, no início de 2022”, destacou o gestor.

Também participaram do encontro os policiais penais Alexmar Farias (supervisor de ensino da EAP), Gislânya Santos (coordenadora pedagógica) e Ademir Santos (assessor técnico).

Ações do documento
Agendamento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv
banner-eouv-plone

banner-transparencia.jpg

banner_formulario

portal_do_servidor

 banner-depen