Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2021 11 - NOVEMBRO Seris e Soprobem celebram parceria em prol da inclusão social
03/12/2021 - 23h00m

Seris e Soprobem celebram parceria em prol da inclusão social

Jovens aprendizes participam de momento de integração e recebem homenagens pelo desempenho regular de suas atividades no sistema prisional

Seris e Soprobem celebram parceria em prol da inclusão social

Seris vai contratar mais 10 jovens aprendizes já no início do próximo ano

Texto de Bruno Soriano

Esta sexta-feira (03) foi dia de celebração para os 24 menores e jovens aprendizes contratados pela Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e que exercem várias atividades no sistema prisional alagoano. E a manhã de folga no centro ecumênico do Núcleo Ressocializador da Capital (NRC) foi por uma causa justa: o reconhecimento ao trabalho desenvolvido durante mais de dois anos de convênio com o Serviço de Promoção e Bem-estar Comunitário (Soprobem).

Além de conversarem com os gestores da secretaria sobre a avaliação de desempenho feita por cada supervisor, os jovens aprendizes – que se concentram nos setores de prontuário das unidades prisionais – também puderam expor seus pontos de vista sobre a experiência de trabalhar no complexo penitenciário de Maceió.

Na ocasião, a assessora de Governança e Transparência, soldado PM Tauana Santos, fez uma explanação sobre diversos temas, a exemplo da importância de se construir um bom relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho. Ela conta que, devido ao comprometido demonstrado pelos jovens aprendizes, a Seris vai contratar, já no início do próximo ano, mais 10 pessoas nesta condição, após análise em conjunto com o Soprobem.

“Também estamos aqui para proporcionar um momento mais descontraído, de integração, homenageando aqueles que se destacaram ao longo deste ano, como forma de mantê-los motivados”, explicou Tauana, durante o encontro que também contou com a presença do chefe executivo administrativo da Seris, tenente-coronel PM Edenilzo Amorim.

Já o chefe de Serviços Penais da Seris, policial penal Geú Henrique Gama, garante que os jovens aprendizes se tornaram indispensáveis. “De início, alguns servidores até duvidaram do projeto, em razão da complexidade de algumas tarefas inerentes ao sistema prisional, além da falta de experiência dos jovens. Porém, com o passar do tempo, eles foram surpreendendo a todos. Tanto é verdade que eles já vêm sendo solicitados para outros setores”, revelou o gestor.

Ana Pereira Soares, por sua vez, é diretora financeira do Soprobem e também participou do encontro. Para ela, reconhecer a dedicação dos jovens que integram o convênio é de fundamental importância “porque os leva a seguir sempre adiante”. 

“Estamos muito felizes com o resultado desta parceria, que segue fazendo a diferença na vida de todos eles, cujo empenho serve de vitrine para outros jovens. Todos saem ganhando, principalmente a sociedade”, disse a diretora, destacando o fato de os jovens já terem desenvolvido outra visão sobre o encarceramento, considerando as práticas ressocializadoras implantadas pela Seris.

E entre os que abraçaram a oportunidade conferida pela Seris está Lucas Santos, contratado em abril de 2019. “Comecei na Escola de Administração Penitenciária e, tempos depois, fui chamado para trabalhar na Assessoria de Governança, onde permaneço. Foi meu primeiro emprego, e me orgulho bastante em ter no meu currículo dois anos de serviços prestados ao sistema prisional”, confidenciou o jovem de 21 anos.

Ações do documento
Agendamento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv
banner-eouv-plone

banner-transparencia.jpg

banner_formulario

portal_do_servidor

 banner-depen