Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2021 11 - NOVEMBRO Ressocialização reforma escola estadual em Maragogi
19/11/2021 - 21h00m

Ressocialização reforma escola estadual em Maragogi

Prédio histórico recebeu vários serviços durante mais uma edição do Governo Presente

Ressocialização reforma escola estadual em Maragogi

Reeducandos contribuem com retomada das aulas presenciais em escolas da rede estadual

Mayara Wasty

O educador Paulo Freire disse que, se a educação, sozinha, não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda. E é para fortalecer o acesso à educação pública e de qualidade que a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) vem contribuindo para a reforma, limpeza e manutenção de escolas da rede estadual. Nesta sexta-feira (19), no segundo dia do Governo Presente, a equipe do projeto Renovar para Educar concluiu mais um importante trabalho, desta vez na Escola Batista Acioly, em Maragogi.

Única unidade da rede estadual de ensino médio do município, o prédio histórico recebeu vários serviços executados pelos reeducandos do projeto Uma Nova História, por meio do qual a Seris oportuniza qualificação profissional, emprego e renda a egressos do sistema penitenciário. Pintura, limpeza, lavagem, capinagem e retelhamento foram algumas das atividades desenvolvidas na escola. 

Para a gerente de Reintegração Social da Seris, tenente PM Jackeline Leandro, a ação é de suma importância e impacta de diversas formas a sociedade. “A gente já conseguiu reformar a escola de Japaratinga e, hoje, iniciamos os trabalhos aqui em Maragogi. Com o retorno das aulas presenciais, esse trabalho se torna ainda mais importante. Afinal, não estamos ajudando apenas outra secretaria [de Educação], mas, sim, a sociedade como um todo, já que lugar de criança e adolescente é na escola”, destacou a gestora.

“A chegada do projeto Renovar para Educar [desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação] à região Norte é algo muito gratificante. Percebemos a  satisfação dos professores e pais de alunos com o impacto dessas melhorias, que beneficiam, principalmente, os estudantes da rede pública”, completou a gerente de Reintegração Social da Seris. 

Edjanete Cândido, diretora da Escola Estadual Batista Acioly, acompanhou os trabalhos e destacou o profissionalismo das equipes da Seris. “É um serviço muito importante. Esta é a única escola estadual de ensino médio da cidade, onde atendemos o maior número de alunos da região. Esse trabalho é muito gratificante para todos nós, especialmente para os alunos, que terão um ambiente muito melhor e, portanto, um novo impulso para seguir estudando incentivado”, avaliou.

“Já retornamos com as tão aguardadas aulas presenciais. E para que os alunos sintam mais interesse em estar na escola, a construção de um ambiente propício contribui bastante, refletindo diretamente no aprendizado de cada estudante”, emendou a diretora.

Renovar para Educar

Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), o projeto Renovar para Educar é uma iniciativa que busca recuperar escolas da rede pública estadual de Alagoas. Por meio de serviços de capinagem, limpeza, pintura, reparos, reforma e sanitização, os egressos do siste,a prisional proporcionam aos estudantes da rede pública um ambiente adequado para o retorno às aulas presenciais. 

Mais ações 

Ainda nesta sexta-feira (19), a Seris realizou mais ações nesta 11ª edição do Governo Presente, a exemplo da entrega de kits de higiene pessoal nas delegacias da região. As visitas aconteceram no Centro Integrado de Segurança Pública de Matriz do Camaragibe e na delegacia de Maragogi.

Ações do documento
Agendamento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv
banner-eouv-plone

banner-transparencia.jpg

banner_formulario

portal_do_servidor

 banner-depen