Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2021 11 - NOVEMBRO Encontro no MPE reúne policiais penais para debate sobre assédio
02/12/2021 - 12h00m

Encontro no MPE reúne policiais penais para debate sobre assédio

Servidores representaram a Seris em reunião cujo objetivo foi discutir mecanismos de fortalecimento da campanha "Mulheres em segurança: assédio, não!"

Encontro no MPE reúne policiais penais para debate sobre assédio

Encontro na sede do Ministério Público Estadual reuniu representantes das instituições de Segurança Pública

Mayara Wasty

Representantes da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) estiveram reunidos, nesta quarta-feira (01), na sede do Ministério Público Estadual (MPE), com integrantes das demais instituições de segurança pública para discutir ações da campanha “Mulheres em segurança: assédio, não!”, criada em 2020 pela Promotoria de Controle Externo da Atividade Policial. 

A campanha busca combater o assédio contra mulheres integrantes dos órgãos de Segurança Pública em Alagoas. A ação conta, ainda, com o apoio da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que, inclusive, realizou uma pesquisa junto a policiais penais, civis e miltares, além de integrantes do Corpo de Bombeiros e Perícia Oficial, comprovando que o assédio, moral e sexual, está presente no cotidiano das servidoras.

Após o encontro, as instituições decidiram pela criação de comissões para o devido acompanhamento de cada caso de assédio, moral ou sexual, que vier a ser denunciado. A Seris, por exemplo, já disponibiliza, no Centro Administrativo do complexo penitenciário, um espaço destinado exclusivamente ao acolhimento de possíveis vítimas.

Ainda em 2019, a gestão prisional também iniciou um planejamento estratégico para cumprir meta da Organização das Nações Unidas (ONU) e reduzir a desigualdade de gênero que, por vezes, ainda fomenta a prática do assédio. Ao aderir ao Programa 50/50, a Seris assumiu o compromisso de equiparar os cargos de chefia, com 50% das pessoas do gênero masculino e 50% do feminino, até 2030.

Participaram do encontro as policiais penais Paula Moura, Cinthya Moreno (gerente de Educação, Produção e Laborterapia) e Geórgia Hilário (chefe do Presídio Feminino Santa Luzia), além do chefe executivo de Valorização de Pessoas, o também policial penal Walfran Lacet.

Ações do documento
Agendamento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv
banner-eouv-plone

banner-transparencia.jpg

banner_formulario

portal_do_servidor

 banner-depen