Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2021 11 - NOVEMBRO Depen atesta eficácia de ações desenvolvidas no Núcleo Ressocializador
25/11/2021 - 15h00m

Depen atesta eficácia de ações desenvolvidas no Núcleo Ressocializador

Unidade prisional já está entre as 30 mais bem avaliadas do país e concorre ao Selo de Qualidade de serviços penais

Depen atesta eficácia de ações desenvolvidas no Núcleo Ressocializador

Coordenador do Depen visitou o Núcleo Ressocializador da Capital para avaliar critérios da premiação (Foto: Bruno Soriano)

Texto de Bruno Soriano

Unidade modelo do sistema prisional alagoano, o Núcleo Ressocializador da Capital (NRC) tornou-se referência na oferta de oportunidades à população carcerária. Criado há 10 anos, o Núcleo está entre as 30 unidades mais bem avaliadas do Brasil, como atesta o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), que analisou os cerca de 1,5 mil estabelecimentos prisionais de todo o país e vai premiar os três melhores presídios com o Selo de Qualidade em serviços penais.

Os critérios levam em consideração a Nota Técnica Nº 1/2021, que estabelece eixos básicos e serviu de base para ranquear as unidades, de acordo com os dados inseridos no Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen).

Na última terça-feira (23), o coordenador geral de Cidadania e Alternativas Penais do Depen, Cristiano Torquato, esteve no complexo penitenciário de Maceió para conhecer, in loco, as boas práticas adotadas no NRC, verificando também a conformidade dos dados fornecidos ao SISDEPEN, plataforma de estatísticas do sistema penitenciário brasileiro.

Segundo Torquato, esta segunda fase da seleção vai contemplar as 10 melhores unidades. Já as três primeiras devem ser premiadas em cerimônia prevista para o mês de julho de 2022. “O Depen avalia os eixos de gestão, assistência e segurança de cada unidade selecionada”, disse o coordenador, parabenizando todos os profissionais que integram o projeto.

“O fato de o Núcleo Ressocializador já estar entre as trinta melhores já é motivo de muito orgulho para todos os responsáveis pela unidade, considerando o universo de estabelecimentos penais espalhadas pelo país”, emendou Torquato, que conheceu biblioteca, sala de musicoterapia, setor psicossocial, entre outras dependências da unidade, e assistiu à apresentação do projeto de reforma e ampliação do NRC – que terá novidades como playground e campo de futebol com grama sintética.

Na ocasião, o secretário-executivo de Gestão Interna da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), tenente-coronel PM Marcos Henrique do Carmo, destacou também o empenho dos policiais penais na consolidação das práticas ressocializadoras, especialmente aquelas voltadas à oferta de trabalho e educação formal.

“Seguiremos trabalhando firme para aperfeiçoar ainda mais este projeto e, com isso, fortalecer a ressocialização em Alagoas”, assegurou o secretário, acrescentando que a direção da unidade já coordena o 45º processo de seleção para ingresso de novos reeducandos – conforme critérios previamente estabelecidos por comissão composta por diversos profissionais.

Aposição de placa

Acompanhado de gestores da Seris, o coordenador do Depen também acompanhou a aposição da placa de formatura do reeducando Jonathan dos Santos, que se graduou em Logística, em outubro deste ano, graças à parceria da Seris com a Faculdades Integradas Norte do Paraná (Unopar). Ele foi o primeiro custodiado a colar grau dentro de um presídio em Alagoas.

Durante a cerimônia, o diretor da Unopar, professor Benedito Anadão, também formalizou a doação de 20 carteiras para salas de aula do Núcleo Ressocializador. “Só temos a agradecer à parceria com a Seris, que vem nos permitindo contribuir com a formação educacional dos reeducandos do Núcleo, cuja equipe é extremamente competente”, destacou.

Ações do documento
Agendamento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv
banner-eouv-plone

banner-transparencia.jpg

banner_formulario

portal_do_servidor

 banner-depen