Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2021 02 - FEVEREIRO Seris vai implantar equoterapia no sistema prisional
08/02/2021 - 10h00m

Seris vai implantar equoterapia no sistema prisional

Projeto voltado à reabilitação de jovens e adultos também vai assistir comunidades do entorno do complexo penitenciário

Seris vai implantar equoterapia no sistema prisional

Reunião debateu projeto voltado a servidores, reeducandos e comunidade

Texto de Bruno Soriano

A Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) segue desenvolvendo ações no sentido de assistir não apenas servidores e população privada de liberdade, mas também seus familiares e a comunidade do entorno do complexo penitenciário. E é para fortalecer ainda mais este compromisso social que a Seris vai implantar projeto voltado à reabilitação de jovens e adultos por meio da equoterapia.

Nessa segunda-feira (08), o secretário da Ressocialização e Inclusão Social, coronel PM Marcos Sérgio de Freitas, reuniu-se com profissionais da Seris para conhecer o projeto desenvolvido pela equipe da Gerência de Saúde, enaltecendo o alcance da iniciativa. 

“Nós dispomos de noventa e quatro hectares, além de mão-de-obra carcerária, que será habilitada, com cursos como o de primeiros socorros, para auxiliar nossas equipes em alguns procedimentos. Além disso, contamos com apoios importantes para alavancar este serviço. A Segurança Pública, por meio do secretário Alfredo Gaspar, já nos garantiu o apoio do Regimento de Polícia Montado. E seguiremos em busca de outros parceiros para que possamos ofertar um atendimento de qualidade, beneficiando o maior número possível de pessoas que ainda não têm acesso a este método terapêutico”, disse o titular da Seris, acrescentando que o projeto irá seguir todas as diretrizes elencadas pela Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-Brasil).

Fisioterapeuta da Seris, Felipe da Silva, por sua vez, fez uma explanação acerca da estrutura física necessária à execução do projeto. “A ideia é disponibilizar o que houver de melhor em termos de reabilitação, a exemplo dos equipamentos de montaria e de proteção individual”, ressaltou o profissional. Pavilhão de baias, picadeiro (pista para a prática da equoterapia), rampas fixa e móvel em cimento, além de escritório, sala de espera e sala para atendimento em solo, completam o projeto.

“A sala de atendimento em solo será utilizada sempre que estiver chovendo muito, já que os animais podem se assustar facilmente com relâmpagos e trovões. E por falar em animal, todos os cavalos deverão ser castrados e ter altura apropriada para a atividade, sendo obrigatória a higienização antes e depois de qualquer exercício. E tudo, é claro, será supervisionado por uma equipe também formada por psicólogo, fonoaudiólogo, pedagogo, educador físico, assistente social, terapeuta ocupacional, médico e médico veterinário”, emendou Felipe.

Na próxima quinta-feira (10), uma nova reunião, desta vez com a equipe de engenharia da Seris, será realizada para debater os detalhes de implantação do projeto. “Vamos atuar sempre em conjunto, para que possamos atender, considerando quaisquer contraindicações, a necessidade de cada paciente por meio da equoterapia, que tem uma proposta de fato diferente. Afinal, a interação de autistas e pessoas com síndrome de Down, por exemplo, dar-se-á não apenas com os animais, proporcionando uma série de benefícios, como o alinhamento postural, que não se consegue em outras formas de tratamento e vão além da reabilitação motora”, concluiu o fisioterapeuta.

Para a gerente de Saúde da Seris, policial penal Danielah Lopes, a equoterapia será um marco para a gestão prisional em Alagoas. “Este projeto nasce com o propósito, sobretudo, de atender a comunidade circunvizinha ao complexo, favorecendo aquelas pessoas que não têm acesso a tratamento adequado. Seu viés social salta aos olhos. É com ações como esta que iremos, cada vez mais, desmistificar o sistema prisional como lugar apenas de encarceramento”, analisou a gerente.

Os interessados em contribuir com o projeto podem entrar em contato com a Gerência de Saúde da Seris, por meio do telefone (82) 98888-1911.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv
banner-eouv-plone

banner-transparencia.jpg

banner_formulario

portal_do_servidor

 banner-depen