Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2021 01 JANEIRO Saúde mental em tempos de pandemia é tema da campanha Janeiro Branco em 2021
07/01/2021 - 08h32m

Saúde mental em tempos de pandemia é tema da campanha Janeiro Branco em 2021

Equipe do psicossocial da Seris trabalha prestando atendimento a servidores, custodiados e familiares

Saúde mental em tempos de pandemia é tema da campanha Janeiro Branco em 2021

Campanha tem sido realizada com servidores e reeducandos e busca conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde mental. (Foto: divulgação/Seris)

Mayara Wasty

Muito se tem discutido sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, afinal, a depressão é considerada o “mal do século. Esse transtorno mental exige bastante atenção, pois seus sintomas podem surgir lentamente, como uma tristeza constante, desânimo com as atividades rotineiras, baixo estima e oscilações de humor. Como forma de chamar atenção para os cuidados com a saúde mental, o setor psicossocial da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) iniciou os trabalhos voltado para a campanha Janeiro Branco.

Trata-se de ações destinadas a evidenciar os temas alusivos a saúde mental, emocional e comportamental. A campanha nacional deste ano destaca a importância dos cuidados em tempos de pandemia. “Ao aderir à campanha nacional, queremos conscientizar os servidores da importância de cuidar da saúde mental em meio à pandemia, como também transmitir sobre a importância de saber lidar com seus sentimentos e emoções de uma forma geral, prevenindo o adoecimento mental por meio da depressão, ansiedade, entre outros”, explicou a psicóloga da Seris, Katia Lisboa.

De acordo com dados da campanha Janeiro Branco, o Brasil é um dos países recordistas mundiais em relação à depressão, à ansiedade e a números absolutos de suicídios. Uma pesquisa sobre saúde mental na pandemia, feita pelo Ministério da Saúde no final do ano passado, aponta que, dos 17.491 indivíduos com idade, variando entre 18 e 92 anos, 86,5% apresentavam quadro de ansiedade, 45,5% possuíam transtorno de estresse pós-traumático e 16% foram diagnosticados com depressão grave.

Lisboa destaca que por meio do setor psicossocial, a Seris tem desenvolvido estratégias para lidar assertivamente com a saúde mental em tempo de pandemia. “Oferecemos apoio e suporte psicossocial para o processo de estabilização  emocional dos servidores, reeducandos e familiares. Com isso, estamos transmitindo informações importantes sobre os cuidados com a saúde mental”, completou a psicóloga.

Alessanda Duarte, coordenadora de psicologia, destaca que o processo de atenção ocorre de forma integral. “Temos uma proposta de ações integrais de saúde, enfatizando a prevenção e assistência à saúde mental, tudo por meio de uma equipe composta por multi profissionais”, explicou.

“Além do trabalho com os custodiados, desenvolvemos ações para os servidores, pois são eles que estão na linha de frente e precisam, também, desta atenção”, completou a gestora.

O setor psicossocial conta com uma equipe pronta para atender as demandas do sistema prisional. Para receber o atendimento necessário, os interessados devem fazer as solicitações, agendamentos e entrega de documentações diretamente com a equipe psicossocial, que fará os encaminhamentos e marcações necessárias. Mais informações pelo telefone: 3315-3522.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv
banner-eouv-plone

banner-transparencia.jpg

banner_formulario

portal_do_servidor

 banner-depen