Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2020 10 - OUTUBRO Seris fortalece vínculo familiar com dia de lazer para filhos de conveniados
05/11/2020 - 13h22m

Seris fortalece vínculo familiar com dia de lazer para filhos de conveniados

Crianças contaram com atrações diversas em unidade da Casal, parceira da Ressocialização em Alagoas

Seris fortalece vínculo familiar com dia de lazer para filhos de conveniados

Dia de lazer para filhos de conveniados teve lanche, pula-pula e piscina de bolinha, entre outras atrações (Foto: Jorge Santos)

Mayara Wasty

Algodão doce, brincadeiras e muita alegria. Estes foram alguns dos ingredientes da receita desenvolvida pela Reintegração Social da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) para um dia de lazer voltado aos filhos dos conveniados da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), como forma de incentivar e fortalecer os vínculos familiares. As atividades aconteceram nesta quinta-feira (05), na unidade do Farol, e contou com diversas atrações, lanche e distribuição de brinquedos.

“Sabemos que a família é nosso primeiro elo de afetividade, de amor. Então, fortalecer esses vínculos é de suma importância para uma reintegração no trabalho, na família”, explicou Juliana Monteiro, psicóloga da Seris. “É importante que os filhos vejam onde os pais trabalham, criem um espelho de um pai trabalhador, de uma mãe trabalhadora; que os pais tenham esses momentos de participação com os filhos. Pensamos nesta atividade para que os pais e filhos possam fortalecer esses vínculos”, completou a psicóloga.

Para o assistente social Carlos Natan Cabral, esse tipo de atividade é importante, pois estende a política de reintegração da Seris para a família. “Essa é mais uma forma de tentar tirar o estigma de ex-presidiário, do cárcere. Também buscamos fazer com que a criança não sofra preconceito pelo que aconteceu ao pai. É importante acolher não só os conveniados, mas também toda a família”, disse Natan.

A iniciativa, portanto, impacta os conveniados de diversas formas, como atesta a psicóloga Luiza Amorim. “A satisfação é muito grande em poder trazer os filhos para o local de trabalho e mostrá-los outra realidade, mostrar que é possível recomeçar após errar. Dessa forma, cria-se uma sensação de pertencimento, ou seja, enxerga-se o local de trabalho como algo positivo para a família”, afirmou a profissional da Seris.

Apoio do convênio

Ter parceiros que entendem a necessidade da ressocialização é importante para que o trabalho de reinserção social funcione. A Companhia de Saneamento de Alagoas é um desses parceiros. David Rocha, gestor do convênio na Casal, também esteve presente e destacou o alcance da iniciativa. 

“É importante possibilitar essa assistência, pois a cada dia tentamos mostrar aos conveniados que eles estão reinseridos de forma completa na sociedade, não apenas pelo trabalho, já que, para conviver em sociedade, é preciso ter uma junção de trabalho e convívio social”, falou o gestor. “Tudo isso é recompensador, pois vemos que este trabalho faz a diferença. Sempre que a Reintegração solicita algum tipo de apoio para evento, colocamo-nos à disposição, pois sabemos a importância deste trabalho”, reforçou.

Já entre os conveniados não faltam elogios à ação. “Trabalho há três anos na Casal. Antes, passei pelos convênios com o Cepa [Centro Educacional de Pesquisa Aplicada] e a própria Seris. Para mim, este momento é muito especial. Meus filhos vêem que são importantes, que eu e outras pessoas se importam com eles”, afirmou o conveniado Felipe Procópio, que levou os quatro filhos para a Casal nesta quinta-feira.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv
banner-eouv-plone

banner-transparencia.jpg

banner_formulario

portal_do_servidor

 banner-depen