Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2020 10 - OUTUBRO Professores do sistema prisional são homenageados em festa no formato drive-thru
14/10/2020 - 12h55m

Professores do sistema prisional são homenageados em festa no formato drive-thru

Educação nos presídios impulsionam reinserção social de custodiados oportunizando novos começos

Professores do sistema prisional são homenageados em festa no formato drive-thru

Celebração homenageia professores do sistema prisional. (Foto: Jorge Santos).

Mayara Wasty

“A educação é o pilar fundamental da formação do indivíduo e valorizamos imensamente estes profissionais”, essa foi a resposta da policial penal e assessora técnica de ensino, Jaciara Tenório, ao ser questionada sobre a educação no sistema prisional. Essa visão não é exclusiva da gestora, é compartilhada pela Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) que nesta quarta-feira (14), realizou o drive-thru dos professores. A ação foi idealizada pela Gerência de Educação, Produção e Laborterapia como forma homenagem alusiva ao dia dos professores, comemorado dia 15 de outubro.

Instalado na frente da Indústria do Conhecimento, os carros foram chegando e trazendo os educadores, que foram recepcionados com música, lanches, brindes e muita alegria. “É tudo novo para gente, mas eu estou gostando, pois é uma forma de mesmo na pandemia, receber essa homenagem. Estávamos sem nos encontrar desde o início do isolamento social, então foi muito legal poder reencontrar meus colegas”, contou a professora de ciências e biologia, Kátia Silene.

Sobre o processo de ensino dentro do sistema prisional, a educadora afirma ser fundamental. “A educação é um processo de ressocialização, então é muito importante que seja desenvolvida e incentivada aqui dentro. Vemos muitos alunos conseguindo mudar de vida e como professor, é gratificante participar deste processo”, concluiu a professora.

Presente na recepção dos professores, a gerente de Educação, Produção e Laborterapia, policial penal Cinthya Moreno fala da homenagem. “Os professores são fundamentais no processo de formação do individuo, no sistema prisional é indiscutível o valor destes profissionais. Apesar da pandemia, não achamos justo não prestar essa homenagem, pois mesmo fora da sala de aula, o trabalho dos educadores continua. Foi um momento de confraternização e uma forma de agradecer. Além do drive-thru, entregamos os brindes aos professores da Escola Penitenciária e enviamos para os professores do Presídio do Agreste”, explicou.

“Quando pensamos nesta ação, pensamos em aproximar nossa equipe, apesar da dificuldade da pandemia. É necessário renovar as forças, reconstituir os laços. O drive-thru dos professores veio para promover um encontro, mesmo que breve, mas com segurança. Estamos resgatando os vínculos com esses momentos especiais”, afirmou Jaciara Tenório.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv
banner-eouv-plone

banner-transparencia.jpg

banner_formulario

portal_do_servidor

 banner-depen