Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2020 09 SETEMBRO Gerência de Saúde intensifica ações em prol do bem-estar de servidores
11/09/2020 - 08h55m

Gerência de Saúde intensifica ações em prol do bem-estar de servidores

Eventos vão abordar temas relativos à saúde mental; palestras sobre a importância da fisioterapia pós-covid completam programação de setembro

Gerência de Saúde intensifica ações em prol do bem-estar de servidores

Visitantes higienizam as mãos, recebem orientações e têm temperatura aferida em barreiras sanitárias no complexo penitenciário. (Foto: Ascom/Seris).

Mayara Wasty

A Gerência de Saúde da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) têm desempenhado um importante trabalho na prevenção e tratamento do coronavírus entre os servidores e reeducandos do sistema prisional alagoano. Desde o início da pandemia, o empenho e dedicação dos profissionais da saúde têm proporcionado mais segurança durante a execução das mais diversas atividades.

Em setembro, uma série de palestras destinadas a servidores e reeducandos serão realizadas no sistema prisional e sede administrativa da Seris. Nos dias 14, 17 e 22 de setembro, a equipe de fisioterapia da Seris, por exemplo, irá ministrar palestras sobre a importância da fisioterapia para servidores curados da Covid-19, no sistema prisional, na sede administrativa e no Presídio do Agreste, respectivamente. Temas como aquecimento, exercícios aeróbicos, fortalecimento muscular e relaxamento serão abordados.

Outro tema alvo de discussão será a saúde mental. Nos dias 18, 25 e 30 de setembro, equipes da Gerência de Saúde também vão ministrar palestras no Presídio do Agreste, sede da Seris e sistema prisional, respectivamente. Em todos os eventos, os profissionais irão fornecer informações valiosas sobre como preservar a saúde mental, atentando, por exemplo, para a importância de se atentar para os sinais de doenças como a depressão, alvo da campanha nacional Setembro Amarelo.

“É uma ação importante, tanto pelo Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, quanto pelo cenário de pandemia que ainda vivenciamos. Por isso, nosso setor psicossocial tem dado todo suporte aos servidores durante este período adverso. Nesse sentido, é muito importante que todas essas ações tenham continuidade”, explica a gerente de Saúde, tenente PM Jackeline Leandro.

Retomada das feiras

E outras medidas preventivas também vêm sendo adotadas em meio à pandemia da Covid-19. Com a retomada da entrega de alimentos por familiares dos reeducandos, procedimentos de higienização foram intensificados no sistema prisional, como a instalação de barreiras sanitárias na entrada do complexo penitenciário e das unidades penitenciárias.

Nestes locais, profissionais da saúde da Seris aferem a temperatura de cada visitante e higienizam as mãos de todos os que transitam pelo complexo, repassando também instruções sobre a importância de medidas como o uso obrigatório de máscara de proteção, além da importância do distanciamento social, inclusive durante o procedimento de cadastro de novos visitantes. Os familiares também vem sendo orientados a pré-higienizar os alimentos levados ao sistema prisional.

“A equipe de Saúde vem acolhendo as famílias durante a entrega das feiras e reforçando as informações acerca dos cuidados preventivos à Covid-19. Esta é mais uma forma de combater o coronavírus. E não custa lembrar que todos devem fazer a sua parte: usar máscara ao sair de casa, higienizar corretamente as mãos com álcool 70% ou água e sabão, além de evitar aglomerações”, completa a gerente de Saúde.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv
banner-eouv-plone

banner-transparencia.jpg

banner_formulario

portal_do_servidor

 banner-depen