Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2020 07 - JULHO Reeducandos contribuem com mutirão para entrega de RGs
15/07/2020 - 15h15m

Reeducandos contribuem com mutirão para entrega de RGs

Integrantes do projeto Uma Nova História atuam na limpeza e logística de evento do Instituto de Identificação

Reeducandos contribuem com mutirão para entrega de RGs

Sete reeducandos que cumprem pena nos regimes semiaberto e aberto contribuem com evento em shopping da capital

Maysa Cavalcante

A Covid-19 mudou por completo as nossas vidas, mas o mundo não pode parar. E foi para manter acesa a chama da ressocialização que a gestão prisional em Alagoas adotou novos processos em meio à pandemia, a fim de preservar à saúde de servidores e reeducandos, sem, contudo, comprometer iniciativas que visam à reintegração social. Uma delas é o projeto Uma Nova História, por meio do qual a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) oportunidade emprego a custodiados dos regimes semiaberto e aberto.

Ao longo de toda esta semana, reeducandos assistidos pela Seris - que também disponibilizou uma ambulância - dão suporte à equipe da Arena Cidadã, iniciativa do Instituto de Identificação de Alagoas para entrega de mais de 19 mil RGs solicitados antes do início da pandemia. Até a próxima sexta-feira (17), a arena seguirá montada no estacionamento do Maceió Shopping, no bairro Mangabeiras, em Maceió. Já a partir da segunda-feira (20), o serviço passará a ser ofertado no Shopping Pátio Maceió, contemplando, assim, os moradores da parte alta da cidade.  

O mutirão será concluído na sexta-feira (24), e a expectativa da Perícia Oficial de Alagoas é entregar todos os documentos de identificação.

Ao todo, sete reeducandos atuam na limpeza e apoio logístico do evento, que conta, ainda, com a participação de duas técnicas de enfermagem da Seris para a aferição da temperatura de todas as pessoas atendidas no local. De acordo com a chefe de Reintegração Social, soldado PM Sônia Regina, ao reverter o trabalho dos custodiados em serviços que beneficiam a sociedade, a Seris busca combater o preconceito que parcela da sociedade ainda alimenta sobre o egresso do sistema prisional. 

“É por meio da inserção dessas pessoas no mercado de trabalho que proporcionamos dignidade ao apenado”, avalia a gestora.

Já o assessor especial e fiscal do trabalho dos custodiados, José da Silva, destaca o caráter transformador do projeto Uma Nova História. “Acompanho os reeducandos há quase quatro anos e nunca presenciei nenhuma intercorrência durante as atividades desenvolvidas por eles. Sinto-me honrado em poder contribuir de alguma forma com a ressocialização”, assegura.

O reeducando Rogério da Silva, por sua vez, integra o projeto Uma Nova História há mais de dois anos e destaca a importância da iniciativa. “Com o trabalho, tenho uma fonte de renda para garantir o sustento da minha família. Além disso, também tenho a oportunidade de levar uma vida honesta, longe da criminalidade. Espero que outros reeducandos tenham a mesma chance que tive de me reintegrar pelo trabalho”.

Quem também destaca o trabalho da Seris é o superintendente do Instituto de Identificação. "Agradeço a toda a equipe, na pessoa do secretário, coronel PM Marcos Sérgio de Freitas, por toda presteza de sempre no auxílio ofertado ao Instituto de Identificação do Estado de Alagoas", assinala Roney Presbítero.

Uma Nova História – O projeto Uma Nova História teve início em 2015. A iniciativa busca ofertar ao egresso do sistema prisional a oportunidade de escrever uma nova história de vida por meio do trabalho, incentivando também a profissionalização dos apenados. Atualmente, são mais de 40 os convênios firmados com órgãos públicos e empresas privadas parceiras da Seris, contemplando mais de 600 reeducandos.

Além de receber salário, o custodiado integrante do projeto também é beneficiado com a remissão de um dia da pena a cada três dias trabalhados, como estabelece a Lei de Execução Penal (LEP).

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv
banner-eouv-plone

banner-transparencia.jpg

banner_formulario

portal_do_servidor

 banner-depen