Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2020 06 - JUNHO Seris recebe doação de mais de 17 mil máscaras de proteção
18/06/2020 - 17h05m

Seris recebe doação de mais de 17 mil máscaras de proteção

Material será distribuído entre reeducandos e servidores do sistema prisional

Seris recebe doação de mais de 17 mil máscaras de proteção

Texto de Janaina Marques

O Governo de Alagoas segue trabalhando firme no combate à Covid-19. E para fortalecer as medidas de prevenção ao vírus, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) vai distribuir 17,7 mil máscaras de tecido entre servidores e reeducandos. O material é fruto de doações feitas pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), por meio da Ouvidoria Nacional dos Serviços Penais, Conselho Nacional do Ministério Público, Itaú Unibanco e Instituto Ação pela Paz.

A Chefia Especial de Gestão Penitenciária será o setor responsável por fazer a distribuição dos equipamentos de proteção individual (EPIs) nas unidades penitenciárias, conforme a quantidade de servidores e reeducandos. Serão entregues três máscaras de tecido para cada reeducando, e cinco para cada servidor. A vantagem desta máscara, confeccionada em tecido, é a sua durabilidade, devido à possibilidade da reutilização após a lavagem, tendo, consequentemente, maior vida útil. A distribuição tem início nesta sexta-feira (19).

Para a gerente de Educação, Produção e Laborterapia (GEPL), policial penal Cinthya Moreno, a doação vai incrementar as medidas de prevenção ao novo coronavírus. “Estas máscaras de tecido vão reforçar as ações preventivas já executadas no sistema prisional alagoano, como a fabricação de máscaras descartáveis, que ocorre na oficina de corte e costura do Presídio do Agreste, onde a produção diária é de duas mil unidades. Além disso, poderemos também fortalecer o trabalho dos reeducandos na produção de saneantes, visando à higienização permanente de todas as unidades”, ressalta a gerente. 

O chefe Especial das unidades penitenciárias, Marciano Alex, por sua vez, destaca a importância da doação no fortalecimento das ações de segurança no sistema prisional. “O EPI doado é fundamental porque fortalece a barreira sanitária que está sendo feita no sistema prisional. Outro ponto importante é o reforço dado na proteção aos custodiados, sobretudo àqueles que seguem trabalhando na limpeza das unidades prisionais e, com isso, contribuindo com a prevenção ao coronavírus”, analisa o gestor. 

O material doado faz parte de uma  ação nacional promovida pela Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública do Conselho Nacional do Ministério Público (CSP/CNMP), em parceria com parceiros como o Depen. Todos se uniram ao projeto “Todos pela Saúde”, criado por especialistas de diversos setores da saúde que contribuem com o enfrentamento à pandemia nas diferentes classes sociais, apoiando várias iniciativas na área de saúde pública.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv
banner-eouv-plone

banner-transparencia.jpg

banner_formulario

portal_do_servidor

 banner-depen