Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2020 06 - JUNHO Prática do xadrez é aliada importante dos reeducandos durante a pandemia
10/06/2020 - 13h36m

Prática do xadrez é aliada importante dos reeducandos durante a pandemia

Conheça um dos projetos desenvolvidos pela Seris para minimizar os efeitos do isolamento no cárcere

Prática do xadrez é aliada importante dos reeducandos durante a pandemia

Jogo de xadrez é um dos projetos da Seris voltados à saúde mental dos reeducandos durante a pandemia

Maysa Cavalcante

Pesquisas apontam que a prática do jogo de xadrez melhora a imaginação, a criatividade e a comunicação, além de desenvolver o raciocínio matemático e o pensamento crítico. E para amenizar os efeitos da pandemia da Covid-19, a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) iniciou, no Núcleo Ressocializador da Capital (NRC), um projeto que estimula a prática do xadrez entre os reeducandos da unidade.

Iniciadas há três meses, as aulas do projeto ‘Xadrez Transformando Vidas’ são divididas em teóricas e práticas, realizadas de acordo com a programação de trabalho dos reeducandos. Elas acontecem, geralmente, uma vez por semana. Além das aulas, os custodiados também são liberados para a prática diária do xadrez na unidade, utilizando os quatro tabuleiros disponíveis no Núcleo Ressocializador.

Os jogos utilizados para a prática do xadrez foram confeccionados pelos reeducandos que integram a oficina de marcenaria da Fábrica de Esperança, que funciona no complexo penitenciário de Maceió. “Um custodiado é responsável pelo processo de ensino das normas e regras do xadrez aos demais. O objetivo principal desta ação é reduzir, ainda que minimamente, os efeitos da pandemia diante do cotidiano dos reeducandos”, explica a supervisora de Educação, policial penal Rúbia Lira.

“O xadrez é um jogo fascinante. Alguns estudos científicos apontam que a prática do xadrez contribui para estabilizar as ondas cerebrais e, durante a pandemia, acaba sendo uma importante forma de ocupar o tempo, já que outras atividades rotineiras que os custodiados desenvolviam foram suspensas. Além disso, o xadrez desenvolve a concentração, fato que acaba refletindo na melhora do nível de aprendizagem do custodiado”, destaca o policial penal Tony Câmara, que supervisiona o projeto. 

Ainda de acordo com o policial penal, a expectativa é que, muito em breve, um campeonato de xadrez seja realizado no Núcleo Ressocializador. Outra meta é expandir o projeto para outras unidades prisionais.

O reeducando José Cícero Cavalcante participa do projeto há três meses. O custodiado, inclusive, já tinha experiência com o jogo, tendo sido campeão de torneio de xadrez realizado há dois anos, no mesmo Núcleo Ressocializador. Para ele, o xadrez assume um papel ainda mais importante durante a pandemia.

“Além de ser útil para o desenvolvimento mental, o jogo é uma forma de ocupar o tempo com coisas produtivas, pois, com a suspensão das visitas, a saudade dos familiares é grande”, disse.

Um livro, um mundo

O livro exerce um papel fundamental na formação social do indivíduo, possibilitando o acesso à cultura e ao conhecimento. Ciente de sua importância, a Seris também dispõe de outros recursos para ocupar os reeducandos durante o período de isolamento. Um deles é a leitura, que se soma a projetos como a musicoterapia, que, além de combater a ociosidade, eleva a autoestima dos participantes.

No Núcleo Ressocializador há uma biblioteca com mais de cinco mil obras, todas à disposição dos custodiados. Por meio do projeto ‘Um livro, um mundo’, o reeducando escolhe qual livro deseja ler e, após a leitura, escreve uma resenha sobre a obra lida, entregando-a aos coordenadores do projeto.

Ednaldo Pereira também é reeducando e destaca o alcance da iniciativa. “Só tenho a agradecer a todos da secretaria pela oportunidade de adquirir conhecimento durante o cumprimento da pena. O aprendizado tem sido grande e muito útil para todos nós. Hoje, posso dizer que já enxergo o mundo com outros olhos, e isso também é graças à leitura”.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv
banner-eouv-plone

banner-transparencia.jpg

banner_formulario

portal_do_servidor

 banner-depen