Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2020 05 - MAIO Titular da Seris participa de videoconferência com novo ministro da Justiça
14/05/2020 - 19h30m

Titular da Seris participa de videoconferência com novo ministro da Justiça

Secretário Marcos Sérgio de Freitas volta debater medidas de prevenção ao coronavírus adotadas no âmbito do sistema prisional

Titular da Seris participa de videoconferência com novo ministro da Justiça

Em nome dos secretários de administração penitenciária do Nordeste, Marcos Sérgio reforçou solicitação ao ministro por mais testes de Covid-19 para os policiais penais

Bruno Soriano e Maysa Cavalcante

O secretário da Ressocialização e Inclusão Social, coronel PM Marcos Sérgio de Freitas, participou de mais uma videoconferência, nesta quinta-feira (14), para debater as medidas de prevenção ao coronavírus com secretários de administração penitenciária de todo o país. A reunião foi coordenada pelo novo ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, e também contou com membros do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej), no qual Marcos Sérgio é secretário-geral da presidência.

Durante a videoconferência, o titular Seris falou em nome de todas as secretarias de administração penitenciária da região Nordeste. Na oportunidade, o gestor destacou a importância do apoio do governo federal no tocante à aquisição de testes para a detecção da Covid-19 entre servidores e reeducandos do sistema prisional.

“Reafirmamos a necessidade dos testes em caráter de urgência. Este é um recurso essencial para mantermos os policiais penais em serviço, além de assegurar a assistência à saúde desses profissionais”, ressaltou Freitas, destacando ainda não haver caso confirmado de coronavírus no sistema prisional alagoano.

Esta foi a primeira reunião realizada com o ministro André Mendonça, que, na ocasião, assumiu o compromisso de desenvolver um trabalho coordenado e de cooperação entre os estados. “Espero que os secretários estabeleçam cronogramas de curto, médio e longo prazo, trabalhando a gestão de informação. Desenvolveremos um trabalho contínuo e, nesse sentido, conto com a participação de todos”, disse Mendonça.

O diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Fabiano Bordignon, também participou da videoconferência e revelou que já foram adquiridos 87 mil testes rápidos para Covid-19. O material será destinado a todas as unidades da federação. “Iremos acompanhar o número de positivados e analisar a evolução da doença no sistema carcerário do país”, reforçou o diretor.

Desde a confirmação, pela Secretaria da Saúde (Sesau), do primeiro caso suspeito em Alagoas, em fevereiro deste ano, a Seris iniciou as ações de prevenção no complexo penitenciário de Maceió e no Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano, suspendendo as visitas, reforçando a limpeza das unidades e ampliando a triagem – pelos profissionais de saúde – dos presos que chegam ao sistema prisional.

Além disso, foram desenvolvidas ações de conscientização, junto a servidores e reeducandos, sobre a importância da higienização no combate ao vírus. A gerente de Saúde da Seris, tenente PM Jackeline Leandro, ressalta a importância de os servidores penitenciários procurarem a gerência de Saúde caso apresentem algum sintoma de Covid-19. “Continuamos prestando toda a assistência necessária. Disponibilizamos, inclusive, ambulância e enfermeira para acompanhamento do servidor na realização do teste”, destacou.

Números - De acordo com dados do Depen, que monitora casos suspeitos e confirmados de Covid-19 nos sistemas prisionais, já foram realizados 2.576 testes para a detecção do novo coronavírus no Brasil. Destes, 635 foram confirmados, havendo, ainda, 310 casos sob suspeita. Até aqui, foram 26 óbitos de reeducandos registrados por Covid-19. 

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv
banner-eouv-plone

banner-transparencia.jpg

banner_formulario

portal_do_servidor

 banner-depen