Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2020 03 - MARÇO Policial penal feminina integra força-tarefa no Pará
13/03/2020 - 13h24m

Policial penal feminina integra força-tarefa no Pará

Grupo de quatro policiais embarcou com destino à capital paraense para contribuir com intervenção em unidades prisionais

Policial penal feminina integra força-tarefa no Pará

Policiais penais embarcaram nesta sexta-feira, com destino ao Pará, para mais um grande desafio. (Foto: Janaina Marques).

Texto Janaina Marques

Quatro policiais penais de Alagoas embarcaram, na manhã desta sexta-feira (13), com destino à capital paraense para mais uma importante missão. Desta vez, os policiais vão reforçar a Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária criada com o objetivo de pacificar as unidades prisionais de Belém. E uma mulher integra o grupo que vai representar a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) em mais este grande desafio.

Acácia Cantoário se juntou a Magno Lopes, Fabrício Vieira e Tiago Oliveira para a jornada que deve durar cerca de três meses, podendo ser estendida, a depender do cenário estabelecido. Antes de seguir viagem, Acácia falou sobre o quão gratificante é poder representar à altura as policiais penais que atuam no sistema prisional alagoano.

“A minha participação é uma prova da valorização conferida à profissional feminina no sistema prisional alagoano. Somos capazes de desempenhar qualquer tarefa, e com a mesma eficiência do público masculino, atuando em várias frentes, seja nas revistas ou intervenções táticas. Não tenho nenhuma dificuldade em executar essas atividades”, afirmou a policial penal.

Acácia já soma 13 anos de profissão, contabilizando vasta experiência na área de intervenção tática, já que integra o Grupo Especial de Remoção e Intervenção Tática (Gerit) da Seris. A policial também já participou de vários cursos de capacitação, como de tiro e defesa pessoal. E esta busca permanente por conhecimento já lhe rende a quarta convocação para atuar em sistemas prisionais de outros estados – as outras participações foram no Amazonas e em Roraima.

Para o secretário da Ressocialização e Inclusão Social, coronel PM Marcos Sérgio de Freitas, a participação dos policiais penais em mais uma força-tarefa é fruto do investimento feito pela Seris em capacitação. “O reconhecimento é notório. É por isso que Alagoas também é referência no tocante ao controle do sistema prisional”, destacou o titular da Seris.

Em janeiro deste ano, o Ministério da Justiça e Segurança Pública prorrogou a atuação da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária no Pará. O sistema prisional daquele estado está sob intervenção federal desde o dia 30 de julho de 2019, a pedido do governador Helder Barbalho, por conta da série de homicídios que ocorreram nos presídios devido a disputas de facções criminosas.

 

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv
banner-eouv-plone

banner-transparencia.jpg

banner_formulario

portal_do_servidor

 banner-depen