Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2020 03 - MARÇO Policiais penais participam de treinamento para uso de ferramenta da Justiça
11/03/2020 - 12h55m

Policiais penais participam de treinamento para uso de ferramenta da Justiça

Curso sobre SEEU e e-SAJ foi destinado a servidores do setor cartorário das unidades prisionais

Policiais penais participam de treinamento para uso de ferramenta da Justiça

Capacitação vai proporcionar aos servidores agilidade na comunicação com o Poder Judiciário (Foto: Cortesia)

Maysa Cavalcante

A Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) desenvolve um trabalho permanente de modernização do sistema prisional. Nesta terça-feira (10), servidores da pasta participaram de um treinamento para o uso do Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU) e do Sistema de Automação da Justiça (e-SAJ). Ao permitirem uma comunicação integrada entre a Ressocialização e o Poder Judiciário, as ferramentas contribuem para uma maior eficiência na execução das atividades penais.

A capacitação é fruto de uma parceria entre a Seris e a Corregedoria Geral da Justiça do Estado (CGJ), tendo sido ministrada pelo servidor Magno Vitório, da CGJ. Com o uso do SEEU e e-SAJ, os servidores penitenciários poderão verificar as informações referentes à existência ou não de processos criminais do apenado para cumprimento de alvará de soltura, o que resulta em mais agilidade no procedimento. Outra vantagem é a possibilidade de os servidores capacitados realizarem impressões de processos na íntegra. 

As ferramentas também são um canal de comunicação importante entre a Seris e os magistrados, facilitando a divulgação das informações referentes aos apenados no cumprimento da pena, possibilitando o registro de ocorrências como o rompimento de tornozeleira eletrônica, quebra de regime, nova entrada no sistema prisional, início de Processo Administrativo Disciplinar, entre outras situações que são registradas diretamente no processo do apenado.

“Acreditamos que, com o uso dessas ferramentas, poderemos aprimorar as pesquisas criminais para cumprimento de determinações judiciais no âmbito do estado de Alagoas”, avaliou, ao término do curso, a chefe de Serviços Penais da Seris, policial penal Danielah Lopes.

Uma nova capacitação, ainda sem data definida, vai preparar mais servidores da Seris para o uso dos sistemas. Desta vez, o curso será realizado em parceria com a Corregedoria Geral de Justiça e a Escola Penitenciária, que funciona no próprio complexo penitenciário, em Maceió.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv
banner-eouv-plone

banner-transparencia.jpg

banner_formulario

portal_do_servidor

 banner-depen