Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2020 02 - Fevereiro Coronavírus: Seris inicia ações de prevenção
28/02/2020 - 22h55m

Coronavírus: Seris inicia ações de prevenção

Profissionais da Gerência de Saúde vão percorrer unidades para orientar servidores e reeducandos

Coronavírus: Seris inicia ações de prevenção

Ascom Seris

Atenta à confirmação do primeiro caso suspeito de coronavírus em Alagoas, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) já deu início às ações de prevenção junto a servidores e reeducandos do complexo penitenciário de Maceió e do Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano.

Nesta sexta-feira (28), em coletiva de imprensa, o secretário da Saúde, Alexandre Ayres, disse não haver necessidade para pânico e garantiu que Alagoas está preparada para enfrentar a doença cuja taxa de mortalidade não chega a 2% dos casos confirmados. 

Vale salientar, ainda, que os sintomas são considerados leves, semelhantes aos de uma gripe, em 80% dos casos, razão pela qual o homem de 66 anos residente em Maceió encontra-se em seu domicílio, à espera do resultado dos exames, conforme protocolo do Ministério da Saúde.

“A Seris já atua em consonância com o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde para prevenção e tratamento do coronavírus. Com o apoio da Secretaria da Saúde, vamos percorrer todas as unidades e orientar servidores e reeducandos sobre as principais medidas de prevenção”, conta a gerente de Saúde da Seris, tenente PM Jackeline Leandro.

O telefone para contato com a Gerência de Saúde da Seris é o (82) 3315-1045.

O CORONAVÍRUS

Coronavírus é o nome de uma família de vírus que têm formato de coroa. Eles causam infecções respiratórias e já provocaram outras doenças, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers). 

A doença causada pelo novo coronavírus recebeu o nome de Covid-19. Ele foi descoberto no final de dezembro de 2019, na China. A primeira morte foi registrada em 9 de janeiro.

Formas de transmissão:

- Por vias respiratórias, como pelo ar e por gotículas provenientes de espirros e da fala de indivíduos infectados;

- Por contato físico, como beijos e abraços;

- Por meio do contato de superfícies contaminadas, como tocar um corrimão.

Principais sintomas:

Tosse seca, febre e cansaço, que podem aparecer de 2 a 14 dias. Porém, alguns pacientes também podem sentir dores no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta ou diarreia.

Prevenção:

Higienizar as mãos e superfícies são a melhor forma de se prevenir contra o novo coronavírus. Confira as principais medidas de prevenção:

- Lave as mãos com água e sabão ou álcool gel, mas nunca apenas com água;

- Lave as mãos por pelo menos 20 segundos;

- Mesmo com as mãos limpas, evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

- Limpe regularmente o ambiente, mantendo-o sempre ventilado.

Já o uso de máscaras é recomendado para quem estiver em contato com alguém com sintoma gripal ou para quem for viajar para as áreas de risco de contaminação pelo vírus. Vale lembrar também que as máscaras descartáveis devem ser trocadas a cada duas horas.

O Ministério da Saúde alerta, ainda, para que não seja feito o compartilhamento de itens pessoais, como talheres e toalhas.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv
banner-eouv-plone

banner-transparencia.jpg

banner_formulario

portal_do_servidor

 banner-depen