Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 12 - DEZEMBRO Pacientes do CPJ fazem confraternização e celebram chegada do Natal
20/12/2019 - 10h21m

Pacientes do CPJ fazem confraternização e celebram chegada do Natal

Encontro também reuniu servidores e familiares dos internos que cumprem medidas de segurança no centro psiquiátrico

Pacientes do CPJ fazem confraternização e celebram chegada do Natal

Pacientes do CPJ tiveram dia de lazer com familiares, com direito à missa, troca de presentes e apresentação de folguedos. (Foto: Bruno Soriano)

Texto de Janaina Marques

O Natal se aproxima e, com ele, o sentimento de renovação. E foi para celebrar o nascimento de Jesus Cristo que a direção do Centro Psiquiátrico Judiciário Pedro Marinho Suruagy (CPJPMS) realizou, nesta quinta-feira (19), um encontro festivo entre servidores, pacientes e seus familiares, com direito à celebração religiosa, troca de presentes e apresentação de folguedos natalinos.

As atrações lúdicas levadas ao anfiteatro da unidade visam proporcionar um momento de muita alegria e descontração, contribuindo, assim, com a recuperação dos pacientes. É o que explica a assessora especial do centro psiquiátrico, a policial penal Renata Holanda.

"Trata-se de uma iniciativa que busca a integração entre pacientes, familiares e servidores. Encontros como este também são importantes no sentido de se manter um ambiente em harmonia", afirmou a assessora, já adiantando algumas novidades previstas para os pacientes em 2020, a exemplo da construção de um campo de futebol.

Familiar de um dos internos, Eliene da Silva falou sobre a importância de eventos do tipo, sobretudo em datas comemorativas como o Natal. "Como não podemos estar com eles no dia de Natal, por exemplo, momentos como este são importantes para que eles se sintam acolhidos pelos familiares. Percebo que eles [pacientes] até se sentem mais leves. Dá para ver, inclusive, o brilho nos olhos dos servidores, que chegam a se emocionar com a reação dos meninos [internos]", comentou.

O centro psiquiátrico dispõe de equipe multidisciplinar composta por médicos clínicos e psiquiatras, assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, técnicos e assistentes de enfermagem, além dos policiais penais que lá trabalham. Em abril deste ano, o estabelecimento ganhou 16 novas vagas para o setor de triagem, investimento que conferiu ainda mais segurança à unidade destinada à tutela dos inimputáveis. 

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv
banner-eouv-plone

banner-transparencia.jpg

banner_formulario

portal_do_servidor

 banner-depen