Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 11 - NOVEMBRO Sistema prisional encerra campanha de prevenção ao câncer de próstata
29/11/2019 - 18h35m

Sistema prisional encerra campanha de prevenção ao câncer de próstata

Atendimento ao reeducando e palestras destinadas ao servidor estiveram entre as atividades alusivas ao Novembro Azul

Sistema prisional encerra campanha de prevenção ao câncer de próstata

Ações buscaram conscientizar servidores e reeducandos sobre a importância da prevenção (Foto: Sarah Brandão)

Texto de Janaina Marques

A prevenção ainda é a melhor forma de se combater doenças. Pensando nisso, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), por meio da Gerência de Saúde, realizou, ao longo de todo o mês de novembro, uma série de ações alusivas ao Novembro Azul, campanha nacional de prevenção ao câncer de próstata. As atividades aconteceram em todas as unidades prisionais, sendo destinadas a servidores e reeducandos do sistema prisional alagoano.

As palestras educativas voltadas aos servidores penitenciários foram destaque, sempre abordando a importância do exame preventivo do câncer de próstata, de modo a desmistificar o toque retal e, com isso, combater o preconceito ainda vigente no universo masculino em torno do tema. E além das palestras, os custodiados também tiveram a oportunidade de realizar testes rápidos, com a Seris ofertando, ainda, vacinação e atendimento psicossocial.

As atividades se estenderam aos colaboradores e apenados do Presídio do Agreste, localizado no município de Girau do Ponciano. Uma das ações foi a palestra ministrada pelo coordenador de enfermagem da Seris, Joabson Santos, ocasião em que foram esclarecidas várias dúvidas sobre o tema, com direito a dinâmicas de grupo e sorteio de brindes.

Já os reeducandos que cumprem pena nos regimes aberto e semiaberto também participaram da campanha. Na quarta-feira (27), os apenados que integram o projeto “Uma Nova História” – criado com o objetivo de reinseri-los no mercado de trabalho – participaram de uma palestra ministrada pelo médico Rafael Moraes. Ela aconteceu na sede da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), parceira da Seris na oferta de emprego aos reeducandos.

Durante o encontro organizado pelo setor de Reintegração Social da Seris, o profissional abordou as principais doenças que atingem o público masculino, especialmente o câncer de próstata, com foco na prevenção e tratamento das enfermidades. Após a palestra, os conveniados puderam tirar dúvidas sobre assuntos ligados à saúde do homem, colhendo informações sobre doenças sexualmente transmissíveis, diabetes, alimentação saudável e prática de exercícios físicos.

A Central de Alternativas Penais (Ceapa) da Seris, por sua vez, proporcionou um dia de lazer aos cumpridores de penas e medidas alternativas na orla de Pajuçara, em Maceió, com direito a café da manhã e torneio de futebol e voleibol. Promoveu, ainda, palestra ministrada pela coordenadora do Plano Municipal de Controle de Tabagismo, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Gilda Teodósio.

O objetivo foi alertar sobre os danos causados pelas doenças pulmonares decorrentes do tabagismo, que, inclusive, aumentam o risco de morte por câncer de próstata. O evento foi gratuito e extensivo a todos os servidores.

Para fechar a programação especial, os servidores do complexo penitenciário de Maceió participaram, nessa sexta-feira (29), de uma palestra com o professor da Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora, Wellington Anunciação, que abordou desde a prevenção até a forma de tratamento do câncer de próstata.

Segundo a gerente de Saúde da Seris, tenente PM Jackeline Leandro, as ações de prevenção no sistema prisional acontecem continuamente. “As atividades preventivas nas unidades prisionais fazem parte da rotina do setor de saúde. Além do Novembro Azul, a secretaria realiza várias outras ações preventivas durante todo o ano, a exemplo das campanhas de vacinação, proporcionando uma maior agilidade no diagnóstico de doenças”, destaca a gestora.

O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, seguido apenas pelo câncer de pulmão. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2018, foram diagnosticados 630 casos de câncer de próstata em Alagoas. Estima-se que, para cada ano do biênio 2018/2019, sejam diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata em todo o Brasil.

A doença ocorre principalmente em homens mais velhos. Cerca de seis em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. A média de idade no momento do diagnóstico é de 66 anos. Atualmente, o sistema prisional alagoano tem 599 custodiados com mais de 40 anos, o equivalente a 13% da população masculina recolhida nas unidades prisionais.

Serviços

E a garantia de atendimento médico por parte da Seris também confere celeridade ao tratamento. Após receber assistência especializada, no caso de o paciente vir a ser diagnosticado com câncer de próstata, a equipe de Saúde inicia todo o processo de acompanhamento necessário, ofertando-lhe o devido apoio psicológico, por exemplo, seguido do agendamento de exames e consultas pelo sistema Único de Saúde (SUS).

Outro serviço disponibilizado pela Gerência de Saúde diz respeito à orientação previdenciária feita pelo Núcleo de Atenção Psicossocial ao Servidor Penitenciário (NAPSP). Trata-se de uma assistência ao servidor que necessita de benefícios como o auxílio-doença. Some-se a isso o Balcão Cidadão, que, em parceria com o Instituto de Identificação, permite ao reeducando a emissão de documentação civil, a exemplo da segunda via da carteira de identidade.

Para o secretário da Ressocialização e Inclusão Social, coronel PM Marcos Sérgio de Freitas, ações dessa natureza só reforçam o compromisso da Seris com a ressocialização e o bem-estar do servidor. “A gestão prisional segue desenvolvendo ações diversas no sentido de fomentar a prevenção. Afinal, garantir o acesso à saúde é uma das diretrizes da Seris”, assegura o secretário. 

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv
banner-eouv-plone

banner-transparencia.jpg

banner_formulario

portal_do_servidor

 banner-depen