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29/11/2019 - 12h25m

Seris encerra último ciclo do projeto LÊberdade em 2019

Reeducandas encenaram peça teatral sobre um dos livros lidos ao longo do ano

Seris encerra último ciclo do projeto LÊberdade em 2019

Reeducandas do LÊberdade fizeram apresentação sobre história de vida de militante boliviana relatada em livro de socióloga brasileira (Foto: Bruno Soriano)

Texto de Bruno Soriano

As reeducandas que integram o LÊberdade, que proporciona a remição de pena por meio da leitura, tiveram um dia mais que especial nessa quinta-feira (28). É que a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), por meio da Gerência de Educação, Produção e Laborterapia (GEPL), promoveu a festa de encerramento do oitavo e último ciclo do projeto em 2019, realizada no Núcleo Senai/Seris de Construção Civil, que funciona no complexo penitenciário de Maceió. Na ocasião, as custodiadas fizeram uma apresentação teatral para descrever o conteúdo de um dos livros lidos ao longo do ano.

A publicação escolhida foi a de autoria da socióloga gaúcha Moema Viezzer, que narra a história de vida, com foco na luta de classes, de Domitila Barrios, boliviana que enfrentou, na década de 70, a ditadura militar em seu país. Durante a encenação, as reeducandas também abordaram temas como o preconceito ainda presente em torno das mulheres encarceradas, salientando a importância de se ofertar oportunidades à população privada de liberdade. 

A servidora Genizete Tavares foi uma das responsáveis pelo projeto em 2019. Ela destaca o quão gratificante é proporcionar mais um momento de descontração entre as reeducandas.

“Trata-se de uma confraternização por meio da qual elas têm a oportunidade de verbalizar aquilo que aprenderam, de modo que todas possam expor o quanto evoluíram com a leitura no sistema prisional. Elas se preparam muito para este momento. Ficam ansiosas em provar, aos educadores e às próprias colegas, que alcançaram o objetivo traçado lá atrás”, contou Genizete, acrescentando que o projeto deve ser ampliado ao público masculino dentro em breve, mediante parcerias com instituições privadas de ensino.

Já segunda a coordenadora pedagógica da Seris, Márcia Cordeiro, outro ponto importante do LÊberdade é o resgate da autoestima. “Temos casos de meninas que chegam mal sabendo escrever, mas que, ao final de um ciclo, já conseguem esboçar uma redação. A satisfação é imensa em saber que a maioria delas já tem um bom nível de interpretação de texto”, afirmou a coordenadora, sobre o projeto que, a cada ciclo reúne cerca de 50 reeducandas, com cada uma delas lendo ao menos um livro.

Leilson Oliveira, por sua vez, é professor da Escola Estadual Educador Paulo Jorge dos Santos, parceira da Seris na oferta de educação formal aos reeducandos. Ele também participou da confraternização dessa quinta-feira e lembrou que o projeto também beneficia as custodiadas ainda sub-judice, pois, as reeducandas do LÊberdade também atuam como multiplicadoras de conhecimento. “Este projeto representa a libertação dessas meninas porque permite uma transformação extrema na vida de todas as participantes”, comentou o educador.

E entre as reeducandas não faltam exemplos de superação. É o caso de Luana Araújo, que disse já ter adotado a leitura como hábito. “Entrei no projeto quando o LÊberdade estava no quarto ciclo. No tempo em que eu ainda estudava, não costumava ler com tanta frequência, mas o projeto aguçou a minha curiosidade. Já li mais de 20 livros desde que cheguei ao sistema prisional, em 2017, e repasso o conhecimento que venho adquirindo a minhas colegas e, inclusive, à minha filha. A sensação de poder viajar nas histórias que leio é indescritível. Fico até ansiosa em concluir a leitura. É uma verdadeira terapia para todas nós”, disse a reeducanda que também trabalha na serigrafia da Fábrica de Esperança.

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