Central de Alternativas Penais realiza ação na orla de Pajuçara
Torneio esportivo buscou conscientizar cumpridores sobre importância da prevenção ao câncer de próstata
Cumpridores de medidas e penas alternativas tiveram dia de lazer na orla de Pajuçara (Foto: Sarah Brandão)
Texto de Mayara Wasty
Novembro é o mês dedicado à campanha de combate ao câncer de próstata em todo o Brasil. E foi para fomentar a prevenção que a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), por meio da Central de Alternativas Penais (Ceapa), realizou uma ação nessa quarta-feira (27), na Praia de Pajuçara, em Maceió, estimulando a prática regular de atividade física entre os cumpridores de medidas e penas alternativas, de modo a prevenir uma série de doenças.
O encontro também teve como finalidade incentivar a participação dos cumpridores, todos assistidos pela Ceapa, em ações socioeducativas. As atividades começaram com um lanche coletivo, visando à integração, seguido de alongamento e torneio de voleibol e futebol, tudo supervisionado pelos profissionais de educação física da Seris.
O educador físico Cléber Dias reforça que a prática esportiva impacta de diversas formas no dia a dia de qualquer pessoa. "Melhora a qualidade de vida e, inclusive, o desempenho no trabalho, além de ajudar a prevenir doenças", destacou o servidor da Seris.
Entretanto, o educador alerta para a importância do acompanhamento de um profissional especializado, a fim de se evitar danos ao organismo. "É imprescindível buscar a orientação de um profissional, e para qualquer atividade que se deseje fazer. Afinal, um simples movimento errado que pode acarretar lesões", emendou o educador.
A chefe da Central de Alternativas penais, Tauana Santos, também participou do evento e destacou o alcance da iniciativa junto aos cumpridores. "É muito importante esta interação entre a equipe e os cumpridores de medidas e penas alternativas. É uma forma de orientar e levar conteúdo de forma diferente. Além de proporcionar um momento de lazer, cumprimos o papel de alertá-los sobre o tema em questão", afirmou a gestora.
Cumpridor de medida, Edson Rodrigues, por sua vez, disse ter aprovado o dia de lazer e conscientização, afirmando acreditar que ações dessa natureza só trazem benefícios. "Essas ações nos ajudam bastante. São divertidas e nos a refletir sobre o erro que cometemos, já que todas as atividades, no final das contas, têm um objetivo", disse.