Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 11 - NOVEMBRO Central de Alternativas Penais realiza ação na orla de Pajuçara
28/11/2019 - 18h25m

Central de Alternativas Penais realiza ação na orla de Pajuçara

Torneio esportivo buscou conscientizar cumpridores sobre importância da prevenção ao câncer de próstata

Central de Alternativas Penais realiza ação na orla de Pajuçara

Cumpridores de medidas e penas alternativas tiveram dia de lazer na orla de Pajuçara (Foto: Sarah Brandão)

Texto de Mayara Wasty

Novembro é o mês dedicado à campanha de combate ao câncer de próstata em todo o Brasil. E foi para fomentar a prevenção que a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), por meio da Central de Alternativas Penais (Ceapa), realizou uma ação nessa quarta-feira (27), na Praia de Pajuçara, em Maceió, estimulando a prática regular de atividade física entre os cumpridores de medidas e penas alternativas, de modo a prevenir uma série de doenças.

O encontro também teve como finalidade incentivar a participação dos cumpridores, todos assistidos pela Ceapa, em ações socioeducativas. As atividades começaram com um lanche coletivo, visando à integração, seguido de alongamento e torneio de voleibol e futebol, tudo supervisionado pelos profissionais de educação física da Seris.

O educador físico Cléber Dias reforça que a prática esportiva impacta de diversas formas no dia a dia de qualquer pessoa. "Melhora a qualidade de vida e, inclusive, o desempenho no trabalho, além de ajudar a prevenir doenças", destacou o servidor da Seris.

Entretanto, o educador alerta para a importância do acompanhamento de um profissional especializado, a fim de se evitar danos ao organismo. "É imprescindível buscar a orientação de um profissional, e para qualquer atividade que se deseje fazer. Afinal, um simples movimento errado que pode acarretar lesões", emendou o educador.

A chefe da Central de Alternativas penais, Tauana Santos, também participou do evento e destacou o alcance da iniciativa junto aos cumpridores. "É muito importante esta interação entre a equipe e os cumpridores de medidas e penas alternativas. É uma forma de orientar e levar conteúdo de forma diferente. Além de proporcionar um momento de lazer, cumprimos o papel de alertá-los sobre o tema em questão", afirmou a gestora.

Cumpridor de medida, Edson Rodrigues, por sua vez, disse ter aprovado o dia de lazer e conscientização, afirmando acreditar que ações dessa natureza só trazem benefícios. "Essas ações nos ajudam bastante. São divertidas e nos a refletir sobre o erro que cometemos, já que todas as atividades, no final das contas, têm um objetivo", disse.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv
banner-eouv-plone

banner-transparencia.jpg

banner_formulario

portal_do_servidor

 banner-depen