Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 10 - OUTUBRO Servidor da Seris é destaque em competição paralímpica
04/11/2019 - 16h15m

Servidor da Seris é destaque em competição paralímpica

Luiz André fatura prata e bronze em campeonato brasileiro de natação e diz já sonhar com os Jogos de Tóquio

Servidor da Seris é destaque em competição paralímpica

Nadador paralímpico e servidor da Seris, Luiz André (à esquerda) voltou a subir ao pódio em competição nacional

Texto de Bruno Soriano

Alagoas voltou a subir ao pódio em disputa paralímpica que reuniu, no mês de outubro, 317 atletas de várias regiões do país. Ao todo, foram sete medalhas no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Natação, realizado no Centro de Treinamento Paralímpico de São Paulo. E entre os medalhistas está Luiz André Cavalcante, servidor da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) que faturou duas medalhas, sendo uma de prata e outra de bronze, conquistas que o credenciam, inclusive, a lutar por vaga nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2020.

Luiz André foi vice-campeão nos 50 metros borboleta com o tempo de 40s01. Já na prova dos 100 metros costas, o bronze veio com o tempo de 1min37s16. “Consegui minha vaga no Brasileiro após me classificar entre os oito melhores do país. É o coroamento de todo atleta paralímpico. Só tenho a agradecer o apoio da Seris, na pessoa do secretário da Ressocialização e Inclusão Social, coronel PM Marcos Sérgio de Freitas, por todo o apoio a mim ofertado, incentivando-me a seguir competindo em alto nível”, declarou o nadador da classe S6, destinada a atletas com menor grau de comprometimento físico-motor.

Também assistido por meio do programa Bolsa Atleta Alagoas – criado há quatro anos para fomentar o esporte de rendimento no estado – Luiz André já se prepara para mais um grande desafio, o Meeting Cearense de Paranatação, que acontece no próximo final de semana, fechando o calendário anual de competições. Confiante, ele promete muito empenho para voltar de Fortaleza tendo vencido ao menos oito das 10 provas que pretende disputar.

“No último sábado, voltei a conquistar uma medalha com a segunda colocação na quinta etapa do Circuito Alagoano de Maratonas Aquáticas. Nadei três quilômetros entre as praias de Ponta Verde e Pajuçara, em Maceió, perdendo apenas para o meu amigo Neusvaldo Vanderlei, que, inclusive, é agente penitenciário e também se destaca na natação paralímpica”, emendou o nadador, que segue alimentando o sonho de representar o Brasil nas Paralimpíadas. “Espero manter o ritmo para chegar ainda melhor à fase de convocação”, explicou.

Circuito brasileiro

Organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro, o Circuito Brasil Loterias Caixa é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, natação e halterofilismo. Composto por quatro fases regionais, duas nacionais e um Campeonato Brasileiro de cada modalidade, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os estados, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades a atletas de elite e a novos valores do esporte.

Os melhores atletas do país disputaram o Campeonato Brasileiro. Eles são classificados para o campeonato por meio do ranking nacional. Os pontos do ranking são obtidos em competições qualificadas. No primeiro semestre, os competidores puderam buscar estas marcas nas quatro fases regionais: São Paulo, no CT Paralímpico, em fevereiro; Norte-Nordeste, em João Pessoa (PB), em março; Centro-Leste, em Uberlândia (MG), e Rio-Sul, em Curitiba (PR), em abril.

Outras oportunidades foram as duas etapas nacionais do Circuito, ambas realizadas no CT Paralímpico. A primeira ocorreu em maio, já a segunda, em julho.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv
banner-eouv-plone

banner-transparencia.jpg

banner_formulario

portal_do_servidor

 banner-depen