Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 10 - OUTUBRO Seris mantém diálogo com OAB/AL e fortalece ressocialização no sistema prisional
31/10/2019 - 17h55m

Seris mantém diálogo com OAB/AL e fortalece ressocialização no sistema prisional

Reunião contribui para bom relacionamento entre gestão prisional, operadores do direito e familiares dos reeducandos

Seris mantém diálogo com OAB/AL e fortalece ressocialização no sistema prisional

Representares de Seris e OAB/AL debatem temas relativos à gestão prisional durante encontro que também reuniu presença de familiares de reeducandos

Maysa Cavalcante

Para renovar o compromisso com a transparência na gestão prisional e fortalecer a parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL), representantes da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) participaram, nessa quarta-feira (30), de uma reunião com membros de comissões da OAB e familiares de reeducandos, que debateram vários temas concernentes à ressocialização. Dentro de 30 dias, um novo encontro será realizado para avaliar o andamento das propostas discutidas.

A apresentação de relatório sobre a inspeção realizada pela OAB, há uma semana, na Penitenciária de Segurança Máxima foi um dos assuntos da reunião, que também tratou das adequações estruturais necessárias naquela unidade prisional. Outra pauta foi o horário de atendimento jurídico aos reeducandos, com a Seris assegurando o devido processo legal no cumprimento da pena, de modo a facilitar não somente a atividade dos advogados, mas também dos agentes penitenciários.

Pela Seris, estiveram presentes o chefe de gabinete Edinaldo Lino, o ouvidor do sistema penitenciário Antônio Carlos Dorville, o chefe especial de Unidades Penitenciárias, Milton Pereira, e o chefe de Segurança e Disciplina das Unidades Prisionais de Alagoas, Marciano Alex da Silva. Além do secretário-geral da OAB, Leonardo de Moraes, também participaram do encontro membros das comissões de Direitos Humanos e de Relações Penitenciárias.

“Iremos repassar os pontos abordados no relatório ao secretário da Ressocialização e Inclusão Social, coronel PM Marcos Sérgio de Freitas, e para o corpo técnico formado por profissionais de diversos setores da Seris, como nutrição, assistência social e engenharia, para que sejam estudados os meios de se atender as demandas apresentadas. Encaramos esta reunião como uma forma de apresentar os serviços que estamos prestando à sociedade, sempre debatendo aquilo que por ventura precise ser melhorado”, revelou Milton Pereira.

Já a advogada e presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/AL, Anne Caroline Fidelis, afirmou que a reunião é um desdobramento do encontro realizado no dia 16 de outubro. “Até o momento, nosso diálogo com a Seris tem sido excelente. Nossa expectativa é que, por meio da realização periódica de reuniões como esta, consigamos resolver as demandas apresentadas. Já avançamos em vários pontos, e acredito que este trabalho em conjunto é fundamental para que o serviço público seja prestado da melhor maneira possível”, afirmou.

OUVIDORIA

O chefe especial de Unidades Penitenciárias destacou, ainda, que a Ouvidoria da Seris está aberta a sugestões, denúncias ou reclamações dos familiares dos custodiados, dos operadores do direito e dos próprios servidores da Seris.

Os interessados podem procurar o setor, que está localizado na Avenida Fernandes Lima, nº 1322, bairro Farol, de segunda à quinta-feira, das 8h às 17h, e nas sextas-feiras, das 8h às 14h. O telefone para contato é o 3315-1097, ramal 2002.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv
banner-eouv-plone

banner-transparencia.jpg

banner_formulario

portal_do_servidor

 banner-depen