Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 10 - OUTUBRO Atenção à saúde da mulher marca passagem do Outubro Rosa
01/11/2019 - 14h16m

Atenção à saúde da mulher marca passagem do Outubro Rosa

Seris promove palestras e exames médicos para fortalecer importância da prevenção ao câncer de mama

Atenção à saúde da mulher marca passagem do Outubro Rosa

Palestras conscientizaram servidoras e reeducandas sobre importância do prevenção (Foto: Maysa Cavalcante)

Texto de Maysa Cavalcante

Outubro é o mês destinado à saúde da mulher. E para fortalecer a política de assistência a servidoras e reeducandas, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) voltou a ofertar uma série de atividades alusivas ao Outubro Rosa, conscientizando-as sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. Este ano, inclusive, a Seris estendeu as ações ao público masculino – que também pode ser acometido pela doença –, estimulando a realização do autoexame e favorecendo o diagnóstico precoce.

A palestra da neurocoach Rita Diaz abriu a progamação da Seris. Com o tema “O vôo da borboleta”, a facilitadora chamou a atenção das participantes sobre como os pensamentos e sentimentos podem alterar as células do corpo humano, fomentando, dessa forma, a reflexão, o autoconhecimento e o empoderamento feminino.

A atividade aconteceu no auditório da Central de Alternativas Penais (Ceapa) e foi destinada às servidoras e cumpridoras de medidas alternativas. “Muitas pessoas não sabem que a mente tem o poder de melhorar ou piorar a qualidade das células do nosso corpo, que são diretamente influenciadas pelo que nós pensamos e sentimos. Se usarmos isso a nosso favor, podemos aprender a enfrentar não só o câncer, mas também outras doenças, e é aí que podemos dizer que há o vôo da borboleta”, explicou Rita Diaz.

Outra ação desenvolvida pela Ceapa foi a palestra ministrada pela servidora pública Martha Ferreira. A facilitadora da meditação Sahaja Yoga em Alagoas abordou temas como a criação de estratégias para lidar com o estresse cotidiano, minimizando os efeitos nocivos deste problema sobre o organismo. Na oportunidade, Ferreira destacou que a meditação representa um importante recurso para o equilíbrio físico e emocional.

O setor de Reintegração Social da Seris, por sua vez, também preparou atividades destinadas às servidoras e reeducandas dos regimes aberto e semiaberto. A enfermeira do sistema prisional Bárbara Gomes ministrou palestra acerca do câncer de mama, levando as participantes a refletirem sobre a importância da prevenção. O encontro foi marcado pelo depoimento emocionante da psicóloga Alexsandra Amaral, que conseguiu vencer a doença. A entrega de brindes ao público presente e a realização de testes rápidos também marcaram o evento.

Já a Gerência de Saúde da Seris, em parceria com a Escola Penitenciária, ministrou curso voltado ao combate e prevenção ao câncer de mama, com foco na autoestima da mulher. Na ocasião, a equipe psicossocial promoveu uma roda de conversa, seguida de dinâmica de grupo, para debater, entre outros assuntos, a importância do autoexame, conscientizando os servidores com base nas diretivas da campanha realizada em todo o país.

Nesse sentido, a Seris também instruiu os reeducandos do regime semiaberto. Por meio de palestra ministrada pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, os apenados atendidos pela equipe da Colônia Agroindustrial São Leonardo (CAISL) foram alertados sobre a necessidade do autoexame também entre os homens. Um dos participantes da palestra relatou, inclusive, o drama vivenciado pelo irmão que faleceu em decorrência da doença.

“Entendemos que os homens são carentes de informações a respeito do câncer de mama e de outros tipos de câncer. Por isso é que a participação deles na palestra de hoje foi tão importante”, destacou a sub-chefe da CAISL, Allyne Pontes, acrescentando que oito mulheres participantes do encontro e com mais de 50 anos de idade foram encaminhadas para realização do exame de mamografia.

As servidoras do Presídio do Agreste, no município de Girau do Ponciano, também foram beneficiadas com ações alusivas à campanha. A equipe psicossocial da Gerência de Saúde esteve naquela unidade prisional para promover um debate sobre a importância dos hábitos saudáveis e da realização do autoexame para o diagnóstico precoce da doença que, de acordo a Sociedade Brasileira de Mastologia, somente este ano irá registrar mais de 60 mil novos casos.

“Durante o Outubro Rosa, temos a oportunidade de relembrar às mulheres a importância do autoexame e da mamografia para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. É importante que elas desenvolvam o hábito de cuidar do próprio corpo. Este ano, também realizamos ações com foco na saúde mental das servidoras, pois, estudos já ligam o surgimento de doenças ao nível de estresse diário que elas possam alcançar”, avaliou a gerente de Saúde da Seris, tenente PM Jackeline da Silva.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha realizada anualmente em todo o mundo com o intuito de chamar a atenção da sociedade para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Outro objetivo da campanha é a garantia de atendimento médico e suporte emocional adequados, assegurando tratamento digno às pessoas diagnosticadas com a doença.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv
banner-eouv-plone

banner-transparencia.jpg

banner_formulario

portal_do_servidor

 banner-depen