Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 07 - JULHO Seris realiza palestras para reeducandos dos regimes aberto e semiaberto
06/07/2019 - 16h11m

Seris realiza palestras para reeducandos dos regimes aberto e semiaberto

Iniciativa busca promover orientações jurídicas e qualificação profissional para os custodiados

Seris  realiza palestras para reeducandos dos regimes aberto e semiaberto
 
 
Texto de Janaina Marques
 
A Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social, por meio da Colônia agroindustrial São Leonardo, iniciou, nesta sexta-feira (5), uma série de palestras motivacionais voltadas para reeducandos que se encontram no regime aberto e semiaberto. No total, 50 participante terão, mensalmente, a oportunidade de assistir palestras em diferentes áreas, que vão desde instruções sobre benefícios disponibilizados pelo INSS, como também dicas profissionais e jurídicas.
 
Para iniciar as atividades, os custodiados  participaram da palestra "Prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas e redução de danos", ministrada pelo  doutorando em psicologia, Junior Amarantes, que relatou um pouco das experiências vívidas, relatando como conseguiu superar as adversidades. "Eu já estive no mundo das drogas, mas consegui superar. Estou aqui para contar as minhas experiências e ajudá-los a aproveitar as oportunidades", comentou.  
 
A escolha do tema da palestra visou conscientizar os participantes sobre os problemas ocasionados pelo consumo de drogas, que,  além de ser uma questão de saúde pública, também vem afetando a segurança pública. Segundo especialistas na área de segurança, o consumo excessivo gera a dependência e, consequentemente, o cometimento de delitos para alimentar o vício, como furtos, roubos ou até  mesmo envolvimentos com o tráfico de drogas.  
 
Segundo Kelly Rocha, assistente social do setor, as ações fazem parte da nova proposta dos gestores do semiaberto, que busca promover o acompanhamento dos custodiados por meio de palestras e de capacitações.  "O objetivo é realizar o acompanhamento do reeducando, que inicia com a progressão regime até o encaminhamento ao mercado de trabalho, promovendo oportunidades de qualificação e de  informação por meio das palestras, promovendo a reinserção social deles", informou.
 
Além sobre prevenção às drogas, também serão realizadas palestras sobre garantias de direitos, dando orientações sobre bolhsa família e auxílio-reclusão,  como sobre orientações jurídicas. As ações acontecerão mensalmente.
Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv
banner-eouv-plone

banner-transparencia.jpg

banner_formulario

portal_do_servidor