Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 06 - JUNHO Seris firma mais uma parceria e fortalece projeto “Uma nova história”
05/06/2019 - 11h50m

Seris firma mais uma parceria e fortalece projeto “Uma nova história”

Sete reeducandos dos regimes aberto e semiaberto vão prestar serviços à Arsal; presidente de agência reguladora destaca alcance da iniciativa

Seris firma mais uma parceria e fortalece projeto “Uma nova história”

Coronel PM Marcos Sérgio de Freitas assina termo de cooperação na sede da Arsal (Foto: Bruno Soriano)

Texto de Bruno Soriano

A Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) firmou mais uma importante parceria visando à reinserção de reeducandos dos regimes aberto e semiaberto no mercado de trabalho. Isso porque, nesta terça-feira (04), a Seris oficializou mais um convênio dentro do projeto “Uma nova história”, criado em 2015 com o objetivo de ofertar mão-de-obra qualificada a órgãos públicos e empresas privadas, oportunizando emprego a centenas de egressos do sistema prisional alagoano. Desta vez é a Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsal) quem será beneficiada com o trabalho dos apenados.

Sete reeducandos foram contemplados, sendo um artífice, um ascensorista e dois copeiros, além de três com formação em serviços gerais. Todos vão trabalhar sob a supervisão de um fiscal da Seris, havendo, ainda, o acompanhamento por parte de equipe multidisciplinar composta por psicóloga e assistente social.

O termo de cooperação foi assinado, durante reunião na sede da Arsal, no centro de Maceió, pelo secretário de Ressocialização e Inclusão Social, coronel PM Marcos Sérgio de Freitas, e pelo presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos, Ronaldo Medeiros, que destacou a importância da parceria.

“Trata-se de um trabalho importantíssimo desenvolvido pelo Governo de Alagoas, por meio da Seris. Com o convênio firmado hoje, vamos dar uma grande chance a pessoas que passaram pelo processo de privação de liberdade. Tenho certeza de que todas serão bem acolhidas. Isso vai permitir que todas possam, ao término do contrato, sair melhores do que chegaram. Portanto, a Arsal só tem a ganhar com esta parceria, principalmente porque os reeducandos já vão chegar aptos ao trabalho”, comentou o presidente da Arsal, Ronaldo Medeiros.

Quem também participou do encontro foi a chefe de Reintegração Social da Seris, que destacou o comprometimento dos reeducandos no exercício de suas atribuições. “São pessoas extremamente dedicadas e que realmente querem mudar de vida”, assegurou Shirley Araújo, acrescentando que já são 42 convênios da Seris destinados à reinserção do egresso no mercado de trabalho.

O secretário de Ressocialização e Inclusão Social, por sua vez, agradeceu à receptividade do titular da Arsal, externando sua satisfação em também ter a agência reguladora – que fiscaliza serviços como os de energia elétrica, saneamento e gás natural canalizado, além do transporte intermunicipal de passageiros – como parceira da Seris. 

“Já são oitocentos reeducandos trabalhando em Alagoas, o que influencia decisivamente no nosso nível de reincidência, de apenas dois por cento. Eles de fato abraçam essa oportunidade. Portanto, não poderíamos deixar de ter a Arsal, que vive um importante processo de reestruturação, no portfólio deste projeto ressocializador”, analisou o coronel PM Marcos Sérgio de Freitas.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv
banner-eouv-plone

banner-transparencia.jpg

banner_formulario

portal_do_servidor