Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 06 - JUNHO Seris capacita agentes penitenciários em instrução de tiro
26/06/2019 - 12h09m

Seris capacita agentes penitenciários em instrução de tiro

Curso de formação seleciona dez profissionais que irão multiplicar conhecimento no sistema prisional

Seris capacita agentes penitenciários em instrução de tiro

Dez vagas foram disponibilizadas para o 1º Curso de Formação de Instrutor em Armamento e Tiro. (Foto: Sarah Brandão).

Texto de Bruno Soriano

A Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) realizou, na última terça-feira (25), o Teste de Aptidão Física (TAF) dos agentes penitenciários candidatos a dez vagas no 1º Curso de Formação de Instrutor em Armamento e Tiro. Ao todo, 44 servidores se inscreveram no processo seletivo. Os classificados, porém, serão conhecidos somente após o Teste de Aptidão de Tiro (TAT), que acontece na próxima quinta-feira (27), na Cavalaria da Polícia Militar de Alagoas.

Gerente da Escola Penitenciária da Seris, a capitã PM Antonieta Romeiro explica que, dos 44 candidatos, apenas 29 agentes tiveram suas inscrições homologadas, com 18 deles comparecendo, nesta terça, para os testes físicos realizados no próprio sistema prisional. “Tudo está sendo feito conforme o edital que consta em boletim interno. E todas as atividades são supervisionadas pelos educadores físicos da secretaria, que também disponibilizou uma ambulância para o caso de qualquer intercorrência”, conta a gerente.

A barra fixa abriu a série de exercícios. Na sequência, os agentes também fizeram abdominal e flexão de braço, encerrando os testes com 3 km de corrida. “Este curso será de suma importância para a gestão prisional. Além de valorizá-lo, vamos permitir ao nosso servidor que multiplique o conhecimento adquirido ao longo do curso junto aos demais agentes penitenciários”, emenda a responsável pelo processo seletivo.

Romel Souza trabalha no Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano, e participou dos testes desta terça-feira, destacando-se na barra fixa. Ele conta que o curso é mais uma grande oportunidade de qualificação profissional. “É muito importante porque só nos engrandece enquanto agentes penitenciários, pois, com o curso, estaremos ainda mais preparados para os desafios do trabalho no cárcere”, afirma ele.

Já Monique Souza é uma das duas candidatas que esperam figurar entre os selecionados para o curso operacional de 40 horas. “Não tive muito tempo para me preparar, mas, ainda assim, estou muito confiante”, disse a agente penitenciária do Presídio Cyridião Durval e Silva, em Maceió, destacando também a importância de a Seris formar seus próprios instrutores de tiro. 

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv
banner-eouv-plone

banner-transparencia.jpg

banner_formulario

portal_do_servidor