Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 06 - JUNHO Seris atinge meta de vacinação de reeducandos do sistema prisional
06/06/2019 - 13h23m

Seris atinge meta de vacinação de reeducandos do sistema prisional

Ao todo, mais de cinco mil pessoas foram imunizadas durante campanha contra o vírus da gripe

Seris atinge meta de vacinação de reeducandos do sistema prisional

Mais de cinco mil pessoas foram vacinadas no sistema prisional. (Foto: Ascom/ Seris).

Texto de Mayara Wasty

A campanha de vacinação contra o vírus da gripe – influenza - foi encerrada no sistema prisional, no último final de semana, após ampla cobertura por parte da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris). Ao todo, 5.345 pessoas foram vacinadas, entre reeducandos dos regimes fechado e semiaberto e servidores penitenciários.

Para vacinar toda a população carcerária, 20 profissionais de saúde atuaram na campanha, como ressalta a coordenadora de vacinas da Seris, Teresa Amorim. “Sabemos que o Influenza é afeta, principalmente, o sistema respiratório, além de ser um vírus de fácil disseminação. Tratando-se de pessoas privadas de liberdade, temos uma preocupação maior pelo fato de estarem confinadas, sendo, portanto, mais expostas à ação do vírus. Sendo assim, a imunização ainda é uma das medidas mais efetivas no sentido de prevenir a doença”, disse.

A coordenadora destacou, ainda, o tempo necessário para a vacina fazer efeito no organismo. “É importante salientar que a vacina contra o Influenza é composta de um vírus inativo, além do que é muita segura. Por isso é que, mesmo vacinada, a população precisa estar ciente de que somente a partir do 15° dia é que se adquire imunidade”, completou.

“Anualmente, montamos uma equipe em forma de escala para atender todas as unidades prisionais, contando com o apoio de enfermeiras e técnicos de enfermagem, que sempre dão o melhor de si. Nossa equipe de enfermagem está de parabéns por mais um trabalho desempenhado com muita responsabilidade e respeito”, emendou Teresa Amorim, destacando o profissionalismo da equipe.

A campanha de vacinação contra a gripe foi iniciada em todo o território nacional em abril. Alagoas foi um dos oito estados que atingiram a meta do Ministério da Saúde, com cobertura de 93,4% da população.

A campanha teve como público prioritário crianças, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa, jovens sob medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade e profissionais das forças de segurança e salvamento, como policiais e bombeiros.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv
banner-eouv-plone

banner-transparencia.jpg

banner_formulario

portal_do_servidor