Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 06 - JUNHO Assistentes sociais participam de mini-curso para atualização profissional
06/06/2019 - 12h40m

Assistentes sociais participam de mini-curso para atualização profissional

Técnicas utilizadas no cotidiano profissional foram abordadas durante formação complementar

Assistentes sociais participam de mini-curso para atualização profissional

Mini-curso contemplou profissionais e estagiários de serviço social da Seris. (Foto: Jorge Santos).

Mayara Wasty

“Dimensão técnico-operativa do Serviço Social: instrumentalidade e os instrumentos no exercício profissional”. Esse foi o tema do mini-curso ministrado pela professora e mestra em Serviço Social, Maricelly Santos, as profissionais e estagiários da área atuantes na Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris). A capacitação ocorreu nesta quinta-feira (06), no Núcleo Ressocializador da Capital (NRC) e contou com a participação de 28 assistentes sociais, da capital e do Presídio do Agreste, e seis estagiários.

Professora em três faculdades distintas e doutoranda em serviço social pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Maricelly Santos explica que a proposta do mini-curso é discutir a dimensão técnica-operativa do serviço social. “Vamos abordar questões sobre a instrumentalidade da profissão, fazendo, justamente, uma relação entre teoria e prática, que possibilite a qualificação continuada para o sistema prisional”, disse.

“A ideia é que a gente possa refletir através dessa dimensão e como ela se articula com o cotidiano profissional, com vista a qualificar cada vez mais o trabalho dessas profissionais. Vamos tratar sobre os instrumentos utilizados pelo serviço social no cotidiano, como laudo, parecer, perícia social e não apenas, mas também com outros instrumentos que fazem parte do cotidiano, que é o atendimento social, a entrevista, a proposta é trazer mais subsídios para a prática profissional no sistema prisional”, continuou.

Sobre a importância da atuação no sistema prisional, a professora destacou. “É de extrema importância haja vista que as expressões da questão social se apresentam em qualquer espaço e aqui não vai ser diferente e aqui os usuários são os reeducandos e que precisam de atendimento especializado não só eles, mas também a sua família, com vista a possibilitar a garantia de direitos, ainda que dentro de um espaço em que eles possam estar reclusos de liberdade”, afirmou.

Mayra Vilar, assistente social e coordenadora do Serviço Social da Seris, destacou que o encontro faz parte de atividades mensais destinadas aos profissionais da área. “Nesse momento pensamos em uma atualização profissional, uma oficina de capacitação e atualização que, em nossa realidade de trabalho é muito necessária, pois o serviço social trabalha na realidade social e essa realidade está em constante movimento, então a gente precisa continuar estudando, se capacitando para compreender as mudanças da sociedade e novas demandas que se colocam para o serviço social”, falou.

“Pensamos em uma oficina de instrumentalidade e serviço social para aprimoramento de técnica e habilidades para os atendimentos que usamos no dia a dia, tanto para os reeducandos quanto dos familiares”, finalizou. 

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv
banner-eouv-plone

banner-transparencia.jpg

banner_formulario

portal_do_servidor