Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 05 - MAIO Seris participa do “Dia D” do programa Vida Nova nas Grotas
14/05/2019 - 10h45m

Seris participa do “Dia D” do programa Vida Nova nas Grotas

Prestes a completar dois anos, parceria entre Governo de Alagoas e ONU-Habitat leva cidadania a quase 50 grotas da capital

Seris participa do “Dia D” do programa Vida Nova nas Grotas

Reeducandos dos regimes aberto e semiaberto contribuem com ações do Vida Nova nas Grotas. (Foto: Joenne Mesquita).

Texto de Bruno Soriano 

Esta terça-feira (14) é o “Dia D” do Vida Nova nas Grotas, programa do governo estadual que, perto de completar dois anos, já proporcionou uma série de melhorias a moradores de 48 grotas de Maceió. E a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) é parceira da iniciativa que tem ajudado a mudar a cara de várias comunidades. Nessa segunda (13), reeducandos dos regimes aberto e semiaberto realizaram um mutirão de limpeza na Grota do Poço Azul, no Jardim Petrópolis, palco da solenidade que contou com a presença do governador Renan Filho.

Na oportunidade, os reeducandos do projeto “Uma nova história” – criado ainda em 2015 com o objetivo de promover a ressocialização por meio do trabalho, incentivando a profissionalização – foram distribuídos entre o canteiro da pista de acesso à grota e a praça da comunidade. Sob a supervisão de um monitor, eles realizaram, durante todo o dia, serviços de poda e capinação, além de pintura de meio-fio, ajudando a embelezar aqueles espaços públicos. 

Em abril, ainda dentro do programa Vida Nova nas Grotas, a Seris já havia realizado serviço de limpeza, pintura e desobstrução de vias na Grota do Canaã. Já na Grota do Pau D'arco, dezenas de famílias foram beneficiadas com a distribuição de peixe, batata doce e couve, alimentos excedentes da produção na horta do sistema prisional alagoano, por ocasião da Páscoa.

Com o Vida Nova nas Grotas, o Governo de Alagoas vem investindo permanentemente em mobilidade urbana, acesso à educação, saúde e desenvolvimento social. Nesta terça, o governador Renan Filho recebeu o diretor do escritório regional do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) para a América Latina e o Caribe, Elkin Velasquez, com quem fez um balanço das ações até aqui realizadas e anunciou o cronograma de atividades ainda previstas para 2019.

São cerca de 300 mil pessoas beneficiadas com os R$ 107 milhões já destinados à melhoria das condições de vida nas comunidades de Maceió. Ao todo, já foram construídos mais de 19 mil metros de escadarias e implantados mais de 30 mil metros de corrimões. E até 2020, tais serviços devem ser executados em todas as grotas da capital alagoana.

Titular da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social, o coronel PM Marcos Sérgio de Freitas afirma que a Seris não poderia ficar de fora deste momento, destacando o alcance social do programa. “O Vida Nova nas Grotas é espetacular, e este sucesso se deve ao trabalho conjunto realizado pelas secretarias que compõem o Governo de Alagoas. Nesse sentido, a Seris não tem medido esforços para dar sua importante parcela de contribuição”, destaca o secretário.

Já o chefe de gabinete da Seris, Edinaldo Lino, esteve presente à solenidade e também destacou a importância do trabalho nas comunidades. "Os benefícios que este programa traz para a população são imensuráveis, pois, alcança diversas famílias. Poder participar contribuindo com a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas é muito importante para nós da Seris e, principalmente, para os reeducandos, que se sentem úteis em ajudar a população de forma direta". 

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv
banner-eouv-plone

banner-transparencia.jpg

banner_formulario

portal_do_servidor

 banner-depen