Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 05 - MAIO Seris avança com reforma de centro ecumênico do Presídio Baldomero Cavalcanti
14/05/2019 - 18h40m

Seris avança com reforma de centro ecumênico do Presídio Baldomero Cavalcanti

Serviços incluem nova pintura, acústica e climatização do espaço com capacidade para 200 pessoas

Seris avança com reforma de centro ecumênico do Presídio Baldomero Cavalcanti

Texto de Bruno Soriano

A Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcanti de Oliveira, em Maceió, vai ganhar um novo centro ecumênico. Com capacidade para 200 pessoas, o espaço passa por uma ampla reforma cujo objetivo é ofertar mais comodidade a servidores e reeducandos. Nesta terça-feira (14), uma reunião entre o chefe da unidade prisional e a equipe de engenharia da Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) debateu a sequência das obras que devem ser concluídas ainda este ano.

Com a reforma, o espaço de 170 metros quadrados vai ganhar nova pintura, piso em cerâmica, acústica e climatização, além de parede com gesso 3D fabricado pelos próprios reeducandos. O projeto audiovisual, por sua vez, também permitirá a realização de quaisquer outros eventos, ampliando, assim, o leque de opções do sistema prisional. Hoje, o centro ecumênico é utilizado por representantes de várias denominações religiosas para cerimônias como o batismo.

O pastor Ivan Ramos, da Assembleia de Deus, destaca a importância da intervenção no tocante à assistência religiosa. “A ideia é fazer deste espaço algo parecido com o que já existe no Núcleo Ressocializador da Capital. A reforma será fundamental porque, com ela, esperamos ampliar o número de presos assistidos, mudando para melhor a vida dessas pessoas, que encaram nossos encontros como uma verdadeira terapia”, comentou o representante da igreja que, inclusive, contribui financeiramente com a reforma.

Já o pastor Luis Carlos, da Igreja Universal, reforça o alcance social das obras de ampliação do centro ecumênico. “Vamos dinamizar as nossas ações porque iremos dispor de mais recursos. O reeducando vai interpretar melhor a palavra de Deus, que certamente vai conquistar ainda mais almas dentro das unidades prisionais, e isso é muito gratificante para todos nós. Muito em breve, esperamos contar com testemunhos de mais ex-reeducandos que aceitaram Jesus e deram a volta por cima”, avaliou o religioso, acrescentando que os cultos no Baldomero Cavalcanti ocorrem sempre às terças e quartas-feiras.

O chefe do presídio, Márcio Bezerra, por sua vez, lembra que o novo espaço também vai permitir, por exemplo, a realização de cursos e seminários envolvendo servidores e prestadores de serviço. “Este será o maior auditório do sistema prisional alagoano, sendo destinado, ainda, a uma série de eventos em favor da categoria”, frisou o agente penitenciário.

E quem também participou da reunião foi o chefe especial de Gestão Penitenciária da Seris. Na oportunidade, o tenente-coronel PM Gustavo Maia ressaltou o empenho de toda a equipe da secretaria na busca por recursos que viabilizem a conclusão das obras. “Hoje, saímos daqui com um levantamento, elaborado pela equipe de engenharia da Seris, acerca do que ainda precisa ser feito quanto à parte estrutural deste centro ecumênico, que será transformado em um verdadeiro espaço multieventos. Este levantamento também vai permitir que alguns parceiros possam contribuir voluntariamente com a reforma”, emendou o gestor.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv
banner-eouv-plone

banner-transparencia.jpg

banner_formulario

portal_do_servidor