Fábrica de Esperança expõem peças em maior vitrine do artesanato brasileiro
12ª edição do Salão do Artesanato acontecerá em Brasília, entre os 8 e 12 de maio
Mayara Wasty
Pelo terceiro ano consecutivo, os produtos confeccionados por mão de obra carcerária, nas oficinas da Fábrica de Esperança, serão expostos no Salão do Artesanato. A feira é considerada a maior vitrine do artesanato brasileiro. Na décima segunda edição, que ocorre de 8 a 12 de maio, a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) estará com mais de 20 tipos diferentes de produtos artesanais.
A Seris foi contemplada com a exposição após aprovação de edital aberto pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, por intermédio da Coordenação Estadual de Artesanato de Alagoas. Para selecionar os artesãos participantes critérios como alta qualidade das peças confeccionadas e o valor cultural e social agregado aos objetos foram utilizados.
No stand de Alagoas serão expostas peças produzidas com técnicas de crochê, tenerife, decoupagem, filé, marcenaria artesanal e tornearia em madeira. As peças, que agregam beleza e valor social, dão visibilidade ao trabalho de ressocialização desenvolvido pela Seris.
Para gerente de Educação, Produção e Laborterapia, agente penitenciária Andréa Rodrigues, a participação em eventos é benéfica por apresentar o trabalho desenvolvido com as reeducandas. “Esperamos divulgar ainda mais nossas atividades para um maior número de pessoas, mostrando que os produtos são de muita qualidade, e que as reeducandas quando retornarem para o convívio social terão condições de se inserir nesse mercado turístico”, afirmou.
“Já participamos do 9º Salão de Artesanato, em Brasília, da Feira Nacional de Negócios e Artesanato (Fenearte), em Pernambuco, do Festival em Bonito e ano passado também fomos a outras exposições em São Paulo”, completou a gestora, falando das experiências passadas com exposições.
Serviço:
O quê: 12º Salão do Artesanato
Onde: Pátio Brasil Shopping, em Brasília, Setor Comercial Sul
Quando: 8 a 12 de maio de 2019