Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 04 - Abril Seris inicia a 2ª edição do projeto “conhecendo na prática”
09/04/2019 - 15h59m

Seris inicia a 2ª edição do projeto “conhecendo na prática”

Projeto realiza visitas guiadas para alunos de diversas áreas acadêmicas

Seris inicia a 2ª edição do projeto “conhecendo na prática”

Em 2018 mais de mil estudantes participaram do projeto.

Texto de Mayara Wasty e Janaína Marques

Conhecer de perto o funcionamento das unidades prisionais tem sido um diferencial na formação acadêmica dos estudantes alagoanos. Com o projeto “Conhecendo na Prática”, a Secretaria da Ressocialização e inclusão Social (Seris) realiza visitas guiadas com universitários de várias faculdades de Maceió. Além de vivenciar o dia a dia do sistema prisional, um dos objetivos do projeto é mostrar ao público acadêmico como são desenvolvidas as ações de políticas públicas e boas práticas voltadas para os custodiados em Alagoas.

Na primeira edição do ano, que aconteceu nesta segunda-feira (8), os estudantes de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), visitaram duas unidades do complexo prisional, situado em Maceió: presídio Cyridião Durval e Núcleo Ressocializador da Capital (NRC). Durante a visita os estudantes conheceram como são a estrutura e o funcionamento das unidades, como também os serviços ofertados pela instituição nas áreas de educação, alimentação e saúde.

Ao chegar ao Núcleo Ressocializador da Capital (NRC), os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar a rotina de uma unidade modelo na área de ressocialização no país. No local todos os apenados trabalham e estudam, além de participarem de atividades físicas e religiosas.  Segundo o Chefe da unidade prisional, Eduardo Gouveia, as visitas ajudam a desmistificar alguns conceitos sobre o sistema prisional. 

“Um dos primeiros benefícios de visitas como essa é desconstruir mitos que existem em torno do sistema prisional, dos presos e servidores, mostrando uma realidade diferente do que se pensa geralmente. Dessa forma aproximamos os meios acadêmicos os convidando a fazer parte da proposta de reintegração social, que deve ser obrigação de toda sociedade civil organizada. Outro ponto importante é o de aflorar a discussão em torno do programa desenvolvido no NRC, em especial, no meio acadêmico, objetivando a construção de novas ferramentas de trabalho com os reeducandos e difundindo também a proposta do Núcleo Ressocializador para todos, consolidando-o como uma das alternativas efetivas de políticas concretas de ressocialização no país” – disse Eduardo Gouveia.

Conceição Valença, professora de pedagogia da UFAL, que ministra a disciplina de Políticas Públicas para Educação em prisões, afirmou que a visita buscou possibilitar aos alunos vivenciar o dia a dia em uma unidade prisional. “Esta visita é importante para que os estudantes possam, a partir do que aprenderam, fazer uma análise e reflexão sobre a realidade constatada neste momento” – frisou a Professora.

Mayres da Paz é estudante do 5º período de pedagogia da UFAL, em sua primeira visita ao sistema penitenciário alagoano já pode conhecer na prática uma realidade bem diferente do que tinha imaginado. “Fiquei encantada com o Núcleo Ressocializador, pois eu vejo que de forma efetiva se concretiza aquilo que os nossos professores, que atuam em projetos dentro da unidade, nós falavam, mas que é diferente do que é conhecido pela população,  que é o tratamento humanizado. Esta experiência acrescentou muito na minha formação e eu pretendo um dia também atuar na área de educação no sistema prisional” – afirmou a Aluna.

Além de estudantes da área de educação, o projeto realizou, no ano passado, visitas guiadas para cursos de diversas áreas acadêmicas, entre eles, Direito, Administração e Psicologia. A previsão é que em 2019 haja um crescimento de 10% no número de visitas guiadas ao complexo prisional alagoano. Somente em 2018, mais de mil estudantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto a gestão prisional.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv
banner-eouv-plone

banner-transparencia.jpg

banner_formulario

portal_do_servidor