Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 04 - Abril Cumpridores de medidas participam de palestra sobre trânsito seguro
12/04/2019 - 17h05m

Cumpridores de medidas participam de palestra sobre trânsito seguro

Evento faz parte do projeto “Trânsito Seguro: uma alternativa consciente”, parceria entre a Ceapa e o Detran

Cumpridores de medidas participam de palestra sobre trânsito seguro

Cumpridores de medidas alternativas assistiram à palestra sobre os perigos de se misturar álcool e direção (Foto: Bruno Soriano)

Texto de Janaína Marques

Conscientização é uma ferramenta primordial para um trânsito seguro.  Para os cumpridores de medida na área de Infrações de Trânsito, é instrumento essencial para se evitar a reincidência. Foi pensando nisso que a Central de Alternativas Penais (Ceapa) criou o projeto “Trânsito Seguro: Uma alternativa consciente”, que busca realizar ações educativas voltados para os cumpridores de medidas e penas alternativas, que tenha cometido infrações de trânsito.

 Dentro das ações, o projeto realizou, nesta sexta-feira (12), a palestra “Trânsito Seguro e sem álcool: Responsabilidade de todos”, que é uma parceria entre  a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), por meio da Ceapa, e Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran), que visa sensibilizar os motoristas sobre a importância de um trânsito seguro, e principalmente, evitar a reincidência, tendo como público-alvo os cumpridores de medidas e população em geral.

Segundo a Chefe da Central de Alternativas Penais, Sônia Regina Melo, a idéia de firmar a parceria com o Detran surgiu  para atender a demanda de cumpridores de medida que cometem infrações de trânsito, que são direcionados à Central. Segundo os dados estatísticos da Ceapa, entre  janeiro e  março deste ano, a cada dez casos encaminhados para a Central, quatro são referentes a crimes de trânsito, o que representa 40% dos processos acompanhados pela Central de Alternativas Penais do Estado de Alagoas. 

“O projeto surgiu para sensibilizar os motoristas sobre a importância de um trânsito seguro, e principalmente, evitar a reincidência”- afirmou Sônia Regina. A Chefe da Ceapa também afirmou que as palestras de conscientização serão mensais. Os eventos educativos também serão realizados por meio da parceria com órgãos da área de saúde, que atuam no pronto-atendimento em casos de acidentes de trânsito.

A palestra “trânsito seguro e sem álcool: Responsabilidade de todos”, foi ministrada pelo responsável pela operação da Lei Seca, em Alagoas, Tenente Emanuel Costa, que abordou quais são as atitudes e as medidas necessárias para se garantir um trânsito seguro, além da importância da utilização dos dispositivos de segurança, como o uso do cinto e da cadeirinha, entre outros, como também  fazer um alerta sobre os perigos do excesso de velocidade. “O nosso objetivo aqui é combater a reincidência por meio da conscientização, e também mostrar como funciona o nosso trabalho e a importância dele na prevenção de acidentes. O nosso foco é a mudança de comportamento” – frisou o palestrante.

Cerca de 50 pessoas participaram do evento.  José Vicente dos Santos, cumpridor de medidas, comentou sobre o momento de aprendizagem. “A palestra foi interessante para esclarecer algumas dúvidas, eu já estou fazendo a minha parte, tomando todos os cuidados necessários no trânsito” – disse.  Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito.

Conforme o Observatório Nacional de Segurança Viária, cerca de 400 mil pessoas morrem por causa de acidentes de trânsito no Brasil. A maioria dos casos são provocados por imprudência, negligência ou imperícia dos motoristas. Segundo os dados da Central de Alternativas Penais em Alagoas, as infrações de trânsito mais freqüente, entre os cumpridores de medida que são encaminhados para a instituição, são embriaguez no trânsito e dirigir sem permissão.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv
banner-eouv-plone

banner-transparencia.jpg

banner_formulario

portal_do_servidor

 banner-depen