Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 02 - Fevereiro Sistema Eletrônico de Informação é implantado em todo sistema prisional
06/02/2019 - 15h45m

Sistema Eletrônico de Informação é implantado em todo sistema prisional

Utilização do SEI trouxe economia e agilidade para o andamento dos processos da Seris

Sistema Eletrônico de Informação é implantado em todo sistema prisional

Sistema trouxe agilidade e economia para a instituição.

Janaina Marques

Para colocar em prática os princípios de economicidade e eficiência e se adequar ao processo de modernização do Estado,  a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) já está utilizando o Sistema Eletrônico de Informação (SEI), que é a ferramenta de produção e gestão de documentos e processos eletrônicos, que possibilita que todos os documentos sejam confeccionados por meio digital.

O SEI possui diversas funcionalidades como: a produção de documentos dentro do ambiente do próprio sistema e assinatura eletrônica; o controle do nível de acesso; o gerenciamento e o trâmite de processos e documentos restritos e sigilosos, conferindo o acesso somente às unidades envolvidas ou a usuários específicos; a criação de modelos de documentos e de texto padrão; o acompanhamento especial do andamento dos processos de interesse da unidade; o controle de prazos, estatísticas e tempo do trâmite do processo, entre outras funções.

No quesito economia, a utilização do sistema produz menor custo na aquisição de material de escritório, pois diminui o número de impressões, economizando no consumo de papel e da tinta usada pelas impressoras; ele também reduz os gastos com deslocamento, já que  com a tramitação por meio digital, deixa de ser necessário a entrega física dos documentos. Sobre a eficiência, a instituição também ganhou agilidade e mobilidade no andamento dos processos, já que com o uso do  SEI é possível acessar o documento de qualquer lugar e a qualquer momento.

Conforme determinação do Governo do Estado, o SEI já está sendo adotado em todas as secretarias, no entanto, a Seris é uma das que está mais avançada na utilização desta tecnologia, chegando a ter quase 100% dos processos tramitando por meio online. Segundo o assessor técnico de Qualidade da Ressocialização, Edson Rodrigues, o sistema traz transparência para todos os procedimentos desenvolvidos pela instituição.

"Por meio do SEI é possível obter uma informação mais clara sobre os documentos produzidos, além de trazer a economia de papéis. Haverá casos que ainda será necessário a utilização de papel, como o cadastro de familiares, no qual terão que ser emitidos alguns documentos, mas no geral, a Seris terá uma redução bastante significativa no consumo", frisou Edson Rodrigues.

Para o secretário de Ressocialização e Inclusão Social, Cel. Marcos Sérgio Freitas, a redução de gastos proporcionada pelo sistema vai possibilitar o investimento em outras áreas da instituição. “A economia gerada pelo SEI só traz benefícios para a Seris, pois será possível investir financeiramente em outras áreas, como segurança e infraestrutura, essenciais para o funcionamento eficiente do sistema prisional”, ressaltou.

Capacitação

Para adequar o servidor a nova tecnologia, a Seris está realizando uma série de capacitações sobre a utilização do programa. Os participantes estão tendo a oportunidade de conhecer o funcionamento da ferramenta e como utilizá-la no dia a dia. A meta é que até o fim de março deste ano, todos os servidores, tanto efetivos como prestadores de serviço, já tenham feito a capacitação. A participação é obrigatória e pode ser utilizada para a obtenção da bolsa qualificação para os servidores efetivos.

A servidora Eliana Estevam já participou da capacitação e afirma que, para ela, o SEI só trouxe benefícios para a rotina de trabalho. “O SEI facilitou bastante o meu trabalho, pois torna possível que o processo tramite bem mais rápido, diminuindo o número de papéis e, principalmente, economizando tempo”, disse.

Para se inscrever na capacitação, o servidor deve procurar o setor de Governança e Transparência ou acessar o link  http:/www.escolavirtual.gov.br/curso/74  e realizar a matrícula. O curso também pode ser feito online, pelo mesmo endereço de inscrição.

Após a capacitação, o servidor deve solicitar a senha de acesso ao setor Governança e Transparência. Depois de gerada a senha ele já está apto a utilizar toda a praticidade do SEI. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3315-1744, ramal  2019.

 

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv
banner-eouv-plone

banner-transparencia.jpg

banner_formulario

portal_do_servidor