Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2019 01 - Janeiro Projeto (RE)Verso no Cárcere vai impulsionar justiça no cárcere
09/01/2019 - 19h15m

Projeto (RE)Verso no Cárcere vai impulsionar justiça no cárcere

Integração entre servidores penitenciários e comunidade acadêmica proporciona celeridade na assistência jurídica aos reeducandos

Projeto (RE)Verso no Cárcere vai impulsionar justiça no cárcere

Ações ressocializadoras fomentam conhecimento acadêmico em Alagoas (Foto: Jorge Santos)

Maysa Cavalcante

Quebrar paradigmas e mudar a visão da comunidade acadêmica sobre a realidade das unidades prisionais, proporcionando uma formação profissional completa. Essa é uma das diretivas da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) que tem ampliado as ações de reintegração social por meio de parcerias com instituições de ensino superior. 

Recentemente, a Seris celebrou uma importante parceria com o Centro Universitário Tiradentes (Unit) para implantar o projeto (RE)Verso no Cárcere. Através da iniciativa, os acadêmicos irão quinzenalmente aos presídios averiguar as necessidades dos apenados e, posteriormente, solicitar benefícios junto à Defensoria Pública e 16ª Vara de Execução Penal.

O levantamento das informações da vida carcerária dos apenados feito pelos universitários possibilitará um estudo aprofundado para propor soluções jurídicas diante das demandas apresentadas. O secretário executivo de Gestão Interna da Seris, tenente-coronel Marcos Henrique do Carmo, esclarece que a ação irá proporcionar celeridade na assistência jurídica dos presos. 

"O projeto traz atores externos da área do Direito para entender melhor o cotidiano das unidades prisionais, bem como sua dinâmica de funcionamento. O (RE)Verso no Cárcere estabelece uma cooperação técnica, beneficiando não só a Secretaria da Ressocialização, mas também a comunidade acadêmica, que terá a oportunidade de adquirir conhecimento na prática", destaca o gestor.   

A professora de Direito da Unit, que integra a comissão de seleção do (RE)Verso no Cárcere, Marta Patriota, ressalta a importância do projeto. "Temos recebido um grande apoio do titular da Seris, coronel Marcos Sérgio de Freitas, e dos demais servidores. Eles abriram as portas do sistema prisional e com essa oportunidade vamos ampliam os conhecimentos teóricos e práticos".

Seleção - Foram ofertadas seis vagas para integrar o (RE)Verso no Cárcere. Estavam aptos a participar da seleção os universitários regularmente matriculados a partir do 7º período da graduação de Direito da Unit. O projeto terá a vigência de seis meses, podendo ser prorrogado por igual período, mediante a renovação do Termo de Compromisso. 

 
Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3.jpg
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3.jpg

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3.jpg

banner e-ouv
banner-eouv-plone

banner-transparencia.jpg

banner_formulario

portal_do_servidor