Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2018 10 - OUTUBRO Ações do Outubro Rosa promovem a conscientização no Complexo Prisional
11/10/2018 - 16h37m

Ações do Outubro Rosa promovem a conscientização no Complexo Prisional

Iniciativa dissemina atenção e cuidado com a saúde entre servidoras e reeducandas através da Gerência de Saúde do órgão

 Ações do Outubro Rosa promovem a conscientização no Complexo Prisional

Maysa Cavalcante

Em mais um ano, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) aderiu a campanha Outubro Rosa no Complexo Prisional. Em parceria com a ONG Rede Feminina de Combate ao Câncer, nesta quarta-feira (10), as reeducandas do Presídio Feminino Santa Luzia participaram de palestras sobre a importância do autoexame para detecção precoce do câncer de mama.

As condições de saúde das mulheres em situação prisional foi outra temática discutida, visando explicar as necessidades assistenciais relacionadas ao diagnóstico e tratamento do câncer. De acordo com a gerente de Saúde da Seris, tenente PM Jackeline da Silva, as ações promovem a autoestima feminina e ressaltam a necessidade do cuidado com a saúde da mulher.

"Os alertas alcançados através dos exames periódicos são importantes para prevenir o câncer de mama e do colo do útero ou até mesmo detectar essas doenças precocemente. As mulheres, colocadas na sociedade na condição de minoria, devem ser amparadas por uma legislação especial, inclusive as reeducandas", explica a gerente de Saúde.

A coordenadora da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Eliane Machado, destaca que esse é o segundo ano que as voluntárias atendem as apenadas do Santa Luzia. "Realizamos a mesma palestra que promovemos em municípios de Alagoas, buscando conscientizar sobre a importância do autoexame e divulgar as formas de prevenção do câncer de mama e do colo do útero, pois se essas doenças forem detectadas precocemente, têm cura".

Programação - A Seris iniciou as atividades do Outubro Rosa no dia 9 de outubro, com uma palestra sobre o câncer de mama destinada as servidoras. Já no dia 30 de outubro, as custodiadas do Presídio Santa Luzia participarão de atendimento com médicos ginecologistas.

Para encerrar o mês de atividades, no dia 31, ocorrerá um dia de cuidados de beleza, com corte e escova dos cabelos, além de sorteio de brindes e lanche coletivo para as internas.

 
Ações do documento