Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2018 05 - MAIO Seris utiliza ferramenta para aproximar sociedade do trabalho da pasta
30/05/2018 - 18h11m

Seris utiliza ferramenta para aproximar sociedade do trabalho da pasta

Guia de Serviços funciona como um catálogo de consulta eletrônico; ao todo, 18 ações estão disponíveis

Seris utiliza ferramenta para aproximar sociedade do trabalho da pasta

Maysa Cavalcante

Desde março de 2017, um importante recurso está sendo utilizado para aproximar a sociedade das ações desenvolvidas por órgãos do Governo de Alagoas. O Guia de Serviços funciona como um catálogo de consulta eletrônico e disponibiliza, de maneira gratuita, direta e simplificada, informações sobre serviços públicos, melhorando a vida do cidadão. 

Atualmente, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) disponibiliza 18 serviços no endereço eletrônico www.servicos.al.gov.br. A assessora de Governança e Transparência, agente penitenciária Fabiana Santos, explica que qualquer pessoa pode usar a ferramenta. “A ideia é simplificar o acesso aos serviços públicos, de modo célere e transparente", disse.

De acordo com o chefe de Serviços Penais da Seris, agente penitenciário Ricardo Bispo, as informações solicitadas com mais frequência são aquelas referentes a localização dos reeducandos, certidão de tempo de prisão e Relatório de Vida Carcerária (RVC), utilizadas pelos operadores do Direito para requerer a detração penal dos custodiados. 

"Desde que o Guia de Serviços começou a funcionar, o número de pessoas que vão até o sistema prisional em busca de informações diminuiu de modo acentuado. Agora, as solicitações são realizadas, predominantemente, por telefone ou e-mail. Essa ferramenta é utilizada não só pela sociedade, mas também por instituições como o Tribunal de Justiça e Defensoria Pública", revelou.

"Com o Guia, há a otimização dos trabalhos, contribuindo para uma resposta rápida para os pedidos", concluiu Bispo. A ferramenta não limita o atendimento à população alagoana. Através do e-mail institucional disponibilizado no Guia, são recebidas solicitações de outros estados, como Sergipe e Pernambuco, evitando o deslocamento até Alagoas para obter informações ou serviços.

Outros serviços - Na página, ainda é possível encontrar orientações sobre o cadastro de familiares e amigos para visita a preso custodiado no Sistema Prisional; progressão funcional de agente penitenciário; visitas técnicas de instituições de ensino ao Sistema Prisional de Alagoas; recebimento de denúncias, reclamações e sugestões sobre o Sistema Penitenciário de Alagoas; dentre outros. 

 
Ações do documento