Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2018 05 - MAIO Floricultura cria ambiente harmônico no Complexo Penitenciário
04/05/2018 - 12h39m

Floricultura cria ambiente harmônico no Complexo Penitenciário

Serviços executados na oficina com mão de obra carcerária contribuem com a limpeza e manutenção da área verde no cárcere

Floricultura cria ambiente harmônico no Complexo Penitenciário

Ação efetiva a ressocialização através da consciência ambiental. (Foto: Jorge Santos).

Texto de Mayara Wasty

A Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) transforma a realidade no Complexo Penitenciário com os trabalhos na Oficina de Floricultura. Além de manter o local limpo e arborizado, a ação efetiva a ressocialização por meio da consciência ambiental.

A Oficina de Floricultura dispõe de uma variedade de plantas, desde Grama Esmeralda até Árvore Pau Brasil, além de Plantas Orquídeas, Rosas, Árvores Frutíferas, Palmeira, Ipê Roxo e Amarelo.

Edmilson Santos, servidor penitenciário responsável pela área de manutenção e limpeza do Complexo Penitenciário, explicou que além dos benefícios estéticos, o trabalho coordenado pela Ressocialização torna o ambiente mais leve e acolhedor.

“Além de ressocializar, o trabalho mantém as unidades prisionais mais limpas e arborizadas, evitando incidentes durante o período de chuva. Por isso, buscamos sempre melhorar a qualidade dos serviços desenvolvidos aqui, seja no cuidado com o cultivo e paisagismo, limpando as galerias de água”, disse o servidor.

Santos ressaltou que a ideia é construir, futuramente, uma área de onde servidores e visitantes possam descansar em contato com a natureza. “Além de expandir a área arborizada, a Ressocialização tem um projeto para instalar uma área de descompressão, onde teremos vários espaços com bancos e parquinho para ser um local agradável”, continua.

A Oficina de Floricultura faz parte da Fábrica de Esperança, projeto da Gerência de Educação, Produção e Laborterapia da Seris, que por meio do trabalho, oportuniza mudança de vidas aos custodiados em Alagoas.

Ações do documento