Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2018 05 - MAIO Dia das mães é comemorado no sistema prisional
14/05/2018 - 13h05m

Dia das mães é comemorado no sistema prisional

Programação especial foi elaborada beneficiando servidoras e reeducandas

Dia das mães é comemorado no sistema prisional

Amor e carinho marcam atividades com as mães no Complexo Penitenciário. (Foto: Jorge Santos)

Maysa Cavalcante

Curso de automaquiagem, roda de conversa, sorteio de brindes e ações religiosas foram algumas das atividades desenvolvidas nesta semana, no Núcleo Ressocializador da Capital (NRC) e Presídio Feminino Santa Luzia. As iniciativas foram desenvolvidas pela Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e dirigidas às mães servidoras penitenciárias e apenadas.

A subchefe do NRC, agente penitenciária Poliana Bugarin, fala sobre o impacto positivo exercido pela atividade para sobre as servidoras. "Tivemos um momento de descontração e integração. As colaboradoras compartilharam experiências pessoais sobre a maternidade e a vida. Além disso, o curso de automaquiagem resgatou da autoestima delas", explicou. 

As custodiadas do Presídio Feminino Santa Luzia também foram homenageadas. Diversas atividades foram desenvolvidas no espaço Multieventos da unidade. As reeducandas participaram de um culto de evangelização, sorteios de brindes e dinâmicas em grupo. 

Milene dos Santos foi uma das participantes. Cumprindo pena há onze meses, esse será o primeiro Dia das Mães no cárcere. Ela revela que a ação da Seris ameniza a saudade dos filhos. "Apenas minha filha de seis meses passará esse dia comigo, enquanto outros dois filhos estarão longe. Esse foi um momento foi importante para relembrarmos do nosso papel de mãe", disse.

"Esse encontro foi maravilhoso. Independente de estarmos no presídio, continuamos sendo mães. Também estava precisando sentir Deus um pouco mais perto de mim e essa atividade renovou minha fé", revela a custodiada Brenda de Oliveira, que está no quarto mês de gestação e descobriu que estava grávida do primeiro filho ao chegar no Complexo Penitenciário. 

 

Ações do documento