Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2018 04 - ABRIL Seris lança projeto inovador que fortalece os laços familiares
09/04/2018 - 09h05m

Seris lança projeto inovador que fortalece os laços familiares

Diminuindo as Barreiras do Cárcere’ utiliza moderno sistema de videoconferência que permite a comunicação do reeducando com sua família

Seris lança projeto inovador que fortalece os laços familiares

Estado investe em tecnologia para propiciar dignidade no cumprimento das penas. (Foto: Jorge Santos).

Texto de Maysa Cavalcante

A família tem um papel imprescindível no processo de reinserção dos reeducandos à sociedade. Visando fortalecer os vínculos familiares e diminuir os danos decorrentes do afastamento no cumprimento da pena, a Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) lançou, durante a nona edição do Governo Presente, o projeto ‘Diminuindo as Barreiras do Cárcere’.

A iniciativa utiliza o sistema de videoconferência para promover ‘visitas virtuais’. Inicialmente, foram contemplados o Presídio do Agreste, no município de Girau do Ponciano, e o Presídio Feminino Santa Luzia, em Maceió. Foram identificados onze casais que não podiam realizar e nem receber visita de seus companheiros, porque ambos cumprem penas nessas unidades.

Os contatos são gravados e têm duração de 30 minutos. De acordo com o titular da Seris, coronel Marcos Sérgio de Freitas, a ferramenta apresenta um grande potencial de uso. “Após o período de testes, vamos aproveitar esse recurso não só para estreitar laços familiares, mas, também, para realizar reuniões administrativas e termos uma gestão prisional mais eficiente”, disse.

O primeiro custodiado a realizar a ‘visita virtual’ cumpre pena no Presídio do Agreste e é casado com uma apenada do Presídio Feminino Santa Luzia. Sem se verem por três anos, o reencontro, nessa quinta-feira (5), mesmo que virtual, foi repleto de emoção “Quase não consegui dormir pela expectativa desse momento", confessou a reeducanda R.C.S. diante do seu companheiro.

Ações do documento