Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2018 04 - ABRIL Secretaria de Ressocialização inicia ano letivo no Presídio do Agreste
09/04/2018 - 08h46m

Secretaria de Ressocialização inicia ano letivo no Presídio do Agreste

Reeducandos foram inseridos nos diversos segmentos educacionais ofertados pela Seris em parceria com a Empresa Reviver

Secretaria de Ressocialização inicia ano letivo no Presídio do Agreste

Abertura do ano letivo no Presídio do Agreste com reeducandos e a presença de alunos da Universidade Tiradentes, durante o Governo Presente. (Foto: Jorge Santos).

Texto de Maysa Cavalcante

A Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e a Empresa Reviver iniciaram na quinta-feira (5) mais um ano letivo no Presídio do Agreste. A abertura teve como tema "Letramento, a arte da escrita no sistema prisional" e contou com a presença de alunos da Universidade Tiradentes, durante o primeiro dia do Governo Presente.

A importância da escrita e da educação no processo da ressocialização serão pontos trabalhados nas salas de aula da unidade durante todo o ano letivo. A cerimônia de abertura contou com palestra de professores e apenados que deram  depoimentos sobre as possibilidades que surgem através da vivência educacional.

De acordo com a supervisora de Educação da Seris, Genizete Tavares, o momento representa um marco para alunos e professores. "Hoje, temos a oportunidade de iniciar mais um o ano letivo. Buscamos, ano após ano, levar mais educação e atender cada vez maior de alunos. Agradecemos aos professores pela luta incansável para propiciar a transformação nas salas”.

O coordenador pedagógico Leilson Nascimento ministrou uma palestra com o tema "Educação, o caminho para a mudança", e citou uma frase do educador Paulo Freire: "Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo", disse diante dos reeducandos.

Emocionado, o apenado C.R.R relatou as mudanças vivenciadas por ele com os estudos. "A educação ofertada pela Seris é de grande importância, pois impulsiona a buscar por novos horizontes e proporciona expectativas de vida. Muitos nunca haviam entrado em uma sala de aula e não sabiam sequer ler e escrever. A chance de voltar a estudar nos faz sonhar novamente", afirma.

 

Ações do documento