Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias 2018 04 - ABRIL Política ressocializadora de Alagoas será referência para Bahia
17/04/2018 - 11h13m

Política ressocializadora de Alagoas será referência para Bahia

Com planejamento e eficiência da Seris, trabalho com os egressos do sistema prisional cresce cada vez mais em Alagoas

Política ressocializadora de Alagoas será referência para Bahia

Vários municípios alagoanos e grotas de Maceió já foram revitalizados com os serviços dos egressos. (Foto: Jorge Santos).

Texto de Mayara Wasty

Qualificar e ofertar trabalho digno aos internos é uma diretiva permanente da Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris). Com planejamento e empenho, a pasta tem obtido resultados positivos e colocado Alagoas como referência em gestão prisional no país. Na quinta-feira (19), gestores da Seris irão para Salvador compartilhar experiências diante dos gestores da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia.

O convite surgiu em virtude dos resultados conquistados por meio do projeto ‘Uma Nova História’, iniciativa vencedora do Prêmio Ações Inovadoras 2017, realizado pela Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão Pública de Alagoas. Nele, os custodiados revitalizam espaços públicos e instituições sem fins lucrativos. Vários municípios alagoanos e grotas de Maceió já foram revitalizados com os serviços dos egressos, sob a supervisão dos agentes penitenciários.

Para a chefe do setor de Reintegração Social da Seris, agente penitenciária Shirley Araújo, o reconhecimento é fruto de um trabalho contínuo executado em Alagoas. "Eu fiquei muito feliz com o convite. Temos quase 800 reeducandos reinseridos na sociedade por meio do trabalho. Buscamos cada vez mais parceiros para efetivar os projetos da Reintegração Social”,  completa.

A chefe de Reintegração Social destaca ainda o compromisso dos apenados na execução dos serviços delegados pelos agentes. "Sempre que eles fazem um trabalho positivo, de apoio a sociedade, com compromisso e responsabilidade, crescem a oferta de trabalho e oportunidades. Para mim, esse é o mprincipal resultado: ver os egressos abraçando uma nova chance, com dignidade e respeito", finaliza a Shirley Araújo.

Ações do documento